{{channel}}
Cáritas Brasileira NE2 entrega kits de equipamentos para empreendimentos venezuelanos
Nesta terça-feira (06) acontece a entrega de kits de equipamentos nas áreas de gastronomia, beleza e corte e costura, na Casa de Direitos de Pernambuco, localizada no Bloco E, da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap. A ação faz parte do Projeto Fortalecimento da Casa de Direitos, realizado pela Cáritas Brasileira NE2 – CBNE2 e Ministério da Justiça - MJ, através do projeto Creciendo, fruto de uma parceria da instituição com a Fundação Interamericana – IAF. No momento, participam estarão presente empreendedores venezuelanos assessorados pelo Programa de Migração e Refúgio da CBNE2, voluntários, representantes da Fundação Interamericana– AIF, Pe. Delmar Cardoso, pró-reitor comunitário da UNICAP, Neilda Pereira da Silva, secretária executiva da CBNE2, membros do Comitê Empreende e do Instituto Humanitas.
Em setembro deste ano, a Casa de Direitos de Pernambuco sediou uma reunião do Comitê Empreende, um coletivo composto por agentes Cáritas, migrantes, professores, parceiros e voluntários, que surgiu em 2019 e atua como espaço para inserção social, avaliação e acompanhamento voluntário de empreendedores migrantes assessorados pela Cáritas NE2, através dos Fundos Rotativos, disponibilização de equipamentos profissionais, e qualificação profissional por meio de cursos e oficinas voltados para a geração de renda.
No final de agosto, cinco empreendimentos receberam visita dos agentes Cáritas do Programa de Migração e Refúgio da CBNE2, para um diagnóstico para avaliação dos empreendimentos. Durante as visitas, os empreendedores receberam um instrumental para apresentar seu plano de negócio e concorrer a um kit de equipamentos nas áreas de beleza, corte e costura e gastronomia, orientados pelos critérios da Avaliação VIVA (Viabilidade, Integração Cultural entre Brasil e Venezuela, Visibilidade Cultural e Alcance), uma ferramenta desenvolvida pela CBNE2 através do Comitê Empreende para acompanhamento dos empreendimentos.
Durante as visitas, foram gravados vídeos com depoimentos sobre os empreendimentos, para que o Comitê pudesse avaliar e conhecer as atividades. A partir de um processo democrático e transparente de escolha, foram selecionados os empreendedores que serão beneficiados. Participaram da indicação dos empreendimentos, agentes Cáritas, e voluntários que acompanham o Programa de Migração da CBNE2.
Além da aquisição do kit de equipamentos, os empreendimentos terão um acompanhamento sistemático para promover o fortalecimento do empreendimento, além do bom uso dos equipamentos.
Os empreendimentos avaliados por área foram: gastronomia , A Glória de Deus, lanchonete de José Osório, venezuelano que empreende junto a sua esposa brasileira no bairro de Socorro em Jaboatão dos Guararapes; Sushi da Treze, junto a Morena Tropicana, localizado no bairro do Carmo, em Olinda, um coletivo gastronômico formado para fortalecimento desses empreendimentos; na área de beleza , Seattle Barber, liderada por Jhonael Mendoza, jovem cabeleireiro venezuelano no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes; Mil Unhas Infashion, liderada por Yrvis Zapata, venezuelana especialista em manicure e cabeleireira no bairro da Linha do Tiro, em Recife; e por fim costura e moda, Ateliê de Daniela Menezes , localizada no bairro de Joana Bezerra, no Recife.