ONG GTP+ realiza ações de prevenção e testagem no Dia Mundial de Luta contra a AIDS
A ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo estará nas ruas com ações em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Com o tema “É possível viver com HIV e AIDS, mas com Preconceito Não!”, nesta quinta-feira (1°), a instituição pretende chamar atenção da sociedade para a prevenção ao HIV e AIDS e ao preconceito que ainda existe com as pessoas que vivem com o vírus.
A programação começa pela manhã, os personagens de Lampião e Maria Bonita irão para a Estação do Metrô de Recife para conversar com a população sobre prevenção combinada. Já pela tarde, educadores estarão realizando testagem do HIV, em frente a sede da instituição, a partir das 14h. Para finalizar o dia, haverá uma projeção no Centro do Recife em alusão ao Dia Mundial de Luta para chamar atenção da sociedade em defesa das pessoas vivendo com HIV e AIDS.
No Brasil, a cada hora, ao menos cinco pessoas foram infectadas pelo HIV em 2021 (ONU). Hoje o país vive uma marca de 960 mil pessoas vivendo com HIV, o que revela a precariedade de políticas e ações de prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento do HIV e AIDS. “As desigualdades que vivemos no país impactam na resposta ao HIV. Sem comida, sem dignidade, sem informação, a saúde fica em último lugar. É a população mais vulnerável que contraí o vírus. Por isso, precisamos de políticas com mais acesso ao tratamento, medidas de prevenção e diagnóstico para todo mundo”, diz Wladimir Reis, coordenador geral do GTP%2b.