{{channel}}
ONG busca doações para ceia de natal para grupo LGBTQIAP+
A Arco, organização não governamental (ONG) que trabalha na promoção dos direitos humanos de grupos minoritários, em especial da comunidade LGBTQIAP%2b, no Jaboatão dos Guararapes, deu início a uma vaquinha eletrônica para arrecadar fundos com o objetivo de promover a 1ª edição do “Natal de todas as cores”. A ceia natalina deve reunir lideranças LGBTQIAP , que atuam dentro de comunidades carentes. O evento deve ocorrer no dia 17 de dezembro, na sede da Arco, em Jaboatão Centro. As doações (de qualquer valor) podem ser feitas por meio do PIX: doe.arco@gmail.com.
“Nós somos atravessados por algo chamado de Estresse de Minorias. Isso acontece porque vivemos em uma sociedade preconceituosa, então, estamos o tempo todo em alerta e com medo de sofrer alguma violência. Ele causa sérios danos à nossa saúde mental e é construído através de nossas vidas nos mais diversos lugares que estamos: na escola ou faculdade, no trabalho, na rua e até em casa. Falando em casa, por exemplo, quantos de nós não foi expulso de seus lares? Com isso, perdemos o convívio familiar e o direito de comemorar datas importantes, como o Natal’, ressalta o psicólogo Carlos Santos, presidente e co-fundador da Arco.
O Natal de todas as cores será, sobretudo, um encontro para a troca de experiências com rodas de conversa e articulação entre os grupos. O objetivo dos organizadores é que cada participante receba um kit com produtos natalinos. “Nosso maior objetivo é costurar em conjunto as memórias natalinas e ressignificar essa data tão custosa para muitas pessoas LGBTQIAP . Cada momento, cada detalhe será coberto de muito afeto. Afinal, antes de serem líderes, essas pessoas são vítimas de violência, preconceito e estigma e, por isso, queremos cuidar de quem cuida”, detalha Santos. Segundo ele, o evento servirá ainda como ponte para a criação de uma rede entre os participantes, com o intuito de fortalecer o combate à LGBTfobia em conjunto, através da cooperação mútua.