° / °

Cisam reforça medidas de segurança após surto de Covid-19

Por

Mayra Cavalcanti/DP
Sete bebês estão contaminados com a Covid-19.
O Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) reforçou as medidas de segurança após um surto de Covid-19 atingir o local, que é uma das referências em atendimento de gestantes de alto risco do estado. Nesta terça-feira (8), o centro possuía sete bebês e uma mãe diagnosticados com o vírus.

Diante do surto de casos que está assustando os pacientes, o centro médico restringiu a entrada de acompanhantes de acordo com a quantidade de pessoas dentro do hospital, liberando somente a circulação das mães dos bebês internados e que estejam sendo testadas contra a Covid-19. 

Uma campanha está sendo realizada pelo hospital para que os pacientes usem máscaras dentro das dependências do local. A reportagem do Diario de Pernambuco tentou contato com a o Cisam, mas não obteve resposta.

O grande problema enfrentado pelo Cisam está sendo a falta de estrutura adequada para resguardar os pacientes. De acordo com informações, as divisões dos leitos médicos estão sendo realizadas com uma cortina de isolamento que não é adequada para evitar a propagação do vírus.

NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Central Estadual de Regulação, ressalta que a prioridade das unidades de saúde é garantir o atendimento e isolamento dos pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, respeitando as medidas sanitárias de controle ao vírus destinadas ao enfrentamento da pandemia e o perfil da unidade, de acordo com o plano de contingência formulado por cada uma. Importante ressaltar que cada unidade de saúde possui autonomia e é responsável pelas medidas de combate à Covid-19, mantendo atualizado o plano de contingência para o manejo de pacientes com Covid-19, incluindo previsão de isolamento.

Sobre a unidade citada, a SES-PE informa que já está em contato com a diretoria do hospital para encontrar medidas que favoreçam a segurança dos pacientes.