° / °

Cepan e Semas promovem capacitação para recuperação de Áreas de Preservação Permanente

Por

AI Semas Nov2022
Além de conhecimento técnico para produção, capacitação foca na recuperação de nascentes, rios e riachos
Produtores rurais do assentamento Gulandy/Guabiraba, em Lagoa dos Gatos, na Mata Sul pernambucana, estão recebendo capacitação pelo projeto Restaurando Áreas de Preservação Permanente em Assentamentos Rurais, realizado pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O projeto prevê a implantação de 40 unidades de Sistemas Agroflorestais (SAFs), para recuperação de nascentes, rios e riachos.

Segundo a Semas, no projeto serão desenvolvidas ações de mobilização social, capacitação técnica dos produtores rurais, implantação, fomento à adoção de práticas produtivas e sustentáveis, incrementando a segurança alimentar e oportunidades socioeconômicas, oriundas da possível comercialização dos seus produtos. Para Larissa Menezes, analista de projetos do Cepan, além da capacitação, o curso vai viabilizar a autonomia dos produtores. "A ideia de capacitar, visa a autonomia dos produtores rurais. No futuro eles poderão caminhar com as próprias pernas. Optamos ainda de implantar o Sistema Agroflorestal pelos benefícios que esta prática traz para a agricultura familiar, promovendo segurança alimentar aos envolvidos, segurança hídrica da região, recuperando nascentes, rios e riachos, segurança econômica, com mais uma renda para os produtores e, principalmente, a proteção da biodiversidade de toda a região", explica.

O presidente do Assentamento Gulandy, Sérgio Rodrigues, avalia que esta capacitação é muito importante para os proprietários dos lotes e principalmente para a biodiversidade da região. "Esta capacitação vai trazer benefícios para os proprietários, com conhecimento técnico para a produção. Mas também vai trazer muitos benefícios ao meio ambiente, com a recuperação das nascentes, rios e riachos, o que é o interesse de todos da região", avaliou.

Na primeira etapa do projeto de capacitação, foram alcançados vinte produtores rurais,  participando de dois dias de atividades, contando com recursos do Governo de Pernambuco, através do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), por convênio firmado com a Semas, para promover a restauração da Mata Atlântica em Áreas de Preservação Permanente (APPs) hídricas por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), recuperando as nascentes degradadas e promovendo a conservação da biodiversidade do local.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Semas.