° / °

Prefeitura do Recife promove mutirão de limpeza no Morro da Conceição

Por

Rodolfo Loepert/PCR
Ação reuniu serviços de capinação, pintura de meio-fio, varrição, instalação de papeleiras, e educação ambiental
Um dia depois do lançamento do projeto Recife Limpa, a prefeitura promoveu mais um mutirão do programa, desta vez no Morro da Conceição, Zona Norte da cidade. Por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), foram realizados diversos serviços no local, como capinação, pintura de meio-fio, instalação de papeleiras e do novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV), operação para retirada de entulho e atividades teatrais, com o objetivo de promover ações de limpeza e de conscientização ambiental junto aos moradores da comunidade. 
 
“A gente está aqui no Morro da Conceição promovendo diversas ações do Recife Limpa. Somente nesta manhã a gente conseguiu implantar mais de 40 lixeiras, aumentamos o número de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para materiais recicláveis, fizemos mais de 10 pontos do ‘Tá Aprumado’ em locais onde havia descarte irregular de lixo. Paralelo a isso, estamos requalificando escadarias e colocando corrimão nelas, e incrementando a limpeza de modo geral, fazendo uma grande gincana educativa com todas as escolas aqui na área - municipal, estadual e as escolas particulares”, comentou o prefeito João Campos.
 
A aposentada Irene da Silva, de 85 anos, mora há 64 anos no Morro da Conceição. Atualmente, vive com o filho no bairro e aprova a ação. “Eu acho muito legal, porque é muito importante fazer isso. O que eu lamento é quando a prefeitura limpa e depois as pessoas sujam. A coleta domiciliar passa aqui todos os dias, de segunda a sábado, mas falta conscientização”, disse ela.
 
O Programa Recife Limpa foi lançado nesta quarta-feira (26). Trata-se de um conjunto de ações que visa ampliar a coleta de lixo na cidade e fomentar o descarte correto do lixo, com ampliação do efetivo e da rede de equipamentos como papeleiras e contentores. Com ele, estão sendo ampliadas as ações de capinação e raspagem de sarjetas, varrição manual de vias, lavagem e desinfecção de vias, pátios de mercados e feiras livres e coletas com triciclos e caminhões de pequeno porte, entre outras ações. Ainda na quarta, foi realizado um mutirão no bairro de Santo Antônio
 
Atualmente, a cidade do Recife conta com um efetivo de três mil pessoas envolvidas no trabalho de coleta e limpeza da cidade e, a partir do Recife Limpa, o serviço ganha um incremento de 10% de efetivo, com mais 305 trabalhadores. A varrição, cuja capacidade era de 11,5 mil quilômetros mensais, salta para 21,4. Importantes corredores viários e de pedestres como a Avenida Boa Viagem e a Conde da Boa Vista ganharão renovação completa de contentores (carrinhos para acondicionar lixo, o que facilita a operacionalização da coleta). No total, 13 deles serão instalados na Conde da Boa Vista, enquanto a orla de Boa Viagem passará a contar com 57 equipamentos similares.
 
Nas vias públicas, será visível também a ampliação de papeleiras, equipamentos instalados nos postes para descarte de papéis e pequenos objetos. Atualmente a cidade conta com 3.300 unidades e, a partir do Recife Limpa, os munícipes e turistas passarão a ter 6.300 unidades similares, uma ampliação da ordem de 91% neste tipo de coletor para descarte nas ruas. A cidade também retomará a varrição mecânica, com capacidade mensal de cobertura de 902,5 quilômetros quadrados por mês. Parte destas papeleiras já estão instaladas no bairro do Recife e no centro da cidade.
 
Outra novidade é a customização dos caminhões de coleta. Com curadoria da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, órgão responsável pelo Programa Colorindo o Recife, seis artistas visuais receberam a missão de assinar obras originais e temáticas acerca da importância da reciclagem do lixo como forma de salvaguardar o meio ambiente. A ideia é que os veículos ajudem a transformar a cidade em uma galeria a céu aberto.