° / °

Em uma semana, Pernambuco confirma apenas um caso a mais de Varíola dos Macacos

Por

Em nova atualização divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Pernambuco agora contabiliza 1.543 notificações para varíola dos macacos, doença causada pelo vírus da Monkeypox. O novo número possui 109 casos a mais desde a última atualização divulgada na sexta-feira (14). Apesar do grande aumento das notificações, apenas um caso foi confirmado para a doença nesta semana, totalizando 165 confirmações.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE), o estado também descartou 499 casos e 816 estão em investigação. Os casos investigados são subdivididos em suspeitos e prováveis. 

Pernambuco registrou 756 suspeitos, sendo pacientes que apresentam início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção cutânea aguda. Destes 410 são homens e 346 mulheres. Já os prováveis são 60 casos, quando os pacientes, além das lesões, tiveram exposição com casos confirmados para a Monkeypox. Destes 44 homens e 16 mulheres. Além destes casos, 15 foram excluídos por não atenderem a definição do caso e 48 exames inconclusivos.

Das 165 confirmações, 131 são homens e 34 são mulheres, com faixa etária dos 0 aos 60 anos ou mais. Todos que possuíram confirmação para varíola dos macacos, até o momento, evoluíram para cura.

No Brasil, o número de casos ultrapassa os 8 mil casos e sete mortes, sendo dois em São Paulo, três em Minas Gerais e dois no Rio de Janeiro. Todos os pacientes eram homens com comorbidades.