{{channel}}
Clube Alemão de Pernambuco celebra 102 anos de trajetória
O Clube Alemão de Pernambuco comemora a trajetória de 102 anos de preservação da cultura alemã neste domingo (25). O aniversário será celebrado no sábado (24) na sua sede, localizada na Estrada do Encanamento, no Parnamirim, bairro da Zona Norte do Recife. Os sócios terão uma programação caprichada, a partir das 13h, com apresentação dos cantores Felipe e Gabriel, Letícia Bastos e a banda Kid Camaleão, além de brinquedos infláveis e recreação para a criançada.
“A expectativa é de mais um grande evento e um grande dia de celebração pelos 102 anos do Clube Alemão, com bastante adesão dos sócios. Também vamos inaugurar nossa Lojinha de produtos e entregaremos sauna e banheiros requalificados”, diz o presidente do Clube, Alexandre Asfora. Para 2023, novos equipamentos esportivos estarão disponíveis aos sócios, com destaque para a nova academia de ginástica e a cobertura da quadra de tênis.
Com fachada feita à base da técnica enxaimel, muito presente nas edificações alemãs, o Clube é palco de eventos e encontros importantes, como a Oktoberfest, que teve início em 1960. Atualmente, o Alemão tem cerca de 6 mil sócios e recebe diariamente um público de aproximadamente 1,5 mil pessoas, entre sócios, convidados e alunos de escolinhas. Com pouco mais de 1 hectare e meio, o Clube oferece uma variedade de atividades de lazer e esportes, com modalidades como basquete, vôlei, futsal, futebol society, ginástica artística, natação, hidroginástica, artes marciais, pilates; e práticas exclusivas para os sócios, como tênis, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei e as peladas de society, vôlei e basquete. Além disso, conta com espaços como salão de beleza, barbearia, academia, sauna, restaurante, com especialidades da gastronomia alemã, bar, parque e recreação infantil.
Em sua história de mais de um século, o Clube segue com a sua base familiar e social. No mês de junho, foi realizado o Arraial da Solidariedade, com o intuito de ajudar pessoas afetadas pelas fortes chuvas em Pernambuco. “Sensibilizados com o problema, utilizamos nossa festa de São João para arrecadar água, colchões, alimentos, recursos para compra de roupas e cobertores. Estamos sempre com esse objetivo de ajudar a comunidade de uma forma geral”, afirma o presidente. “Sempre mantemos no nosso calendário anual, no mínimo, dois eventos com foco em arrecadação de recursos e mantimentos para alguma instituição. Já fizemos ações direcionadas para instituições como a ACCD, o NACC, o Lar dos Velhinhos de Gravatá, o projeto Vincular, o Círculo do Coração, que é um projeto muito lindo que ajuda gestantes a descobrirem se o feto tem algum problema cardíaco. O Clube está sempre voltado a essas ações beneficentes”, conclui.
“Além de nossos eventos beneficentes, recebemos sempre grupos de senhores e senhoras para atividades de lazer. Temos um grupo de aproximadamente 30 senhoras que, semanalmente, se reúnem para o tradicional jogo de bingo, além de um grupo de amigos aposentados, que uma vez por mês se encontram para colocar o papo em dia. Mesmo não sendo sócios, eles têm os acessos franqueados, colaborando assim com a qualidade de vida dessas pessoas”, explica Alexandre Asfora.
A criação do Deutscher Klub de Pernambuco aconteceu após a chegada dos alemães que imigraram para o Brasil, em decorrência da Primeira e Segunda Guerras Mundiais, no século 20. Durante esta época, a capital pernambucana concentrou uma colônia alemã com 1,2 mil pessoas. Tendo como objetivo a criação de um ambiente para lazer, eventos, preservação e tradição dos costumes germânicos, o Clube foi fundado no dia 25 de setembro de 1920 e tem muito caminho para pavimentar.