{{channel}}
Brasil ganha o seu primeiro shopping social
O Brasil ganha o seu primeiro shopping sociocultural de criatividade, inovação e conexão. Trata-se da Casa Zero, que abre suas portas ao público no próximo dia 15 de setembro e é um espaço que une empreendedorismo social, cultura e educação para gerar impacto social.
Situado no centro do Recife, em dois casarões, a Casa Zero terá vários ambientes distribuídos por quatro andares. Assim, as pessoas terão acesso a espaços como projetos educacionais e culturais de ONGs, oficinas de artesanato, cozinha gourmet, coworking, biblioteca, sala de inovação, estúdios, podcast, entre outros. Além disso, as organizações e iniciativas sociais poderão expor seus projetos e produtos para que consigam gerar renda.
Idealizada pelo empreendedor social Fábio Silva, do Transforma Brasil, o espaço tem como missão interligar poder público, iniciativa privada e projetos sociais. “A iniciativa vai atuar em seis pilares: empreendedorismo social, inovação, engajamento cívico, cultura, educação e impacto social”, explica.
Para viabilizar a criação da Casa Zero, Fábio Silva fez parcerias com a iniciativa privada, que patrocinou os espaços. A Neoenergia, por exemplo, patrocinou o lobby. Outros espaços foram patrocinados por empresas como Shineray e Recife Outlet (Loja Colaborativa), Baterias Moura (Paredão Cultural), Karne Keijo e Descontão (Do Zero Café), ASPA, Karne Keijo e Deskontão (Recepção), Educação Sem Fronteiras (Sala de Aula), Ícone (Coworking I), Bem Infinito (Biblioteca), Urbano Vitalino Advogados (Auditório), Romero Duarte (Cozinha Gourmet), Oncoexo e MV Sistemas (Sala de Reunião), Zro Bank (Descompressão), Insole (Coworking II), Accenture (Sala de Experiência) e Interne (Rede Muda Mundo).
O prédio foi cedido pela Prefeitura do Recife e a reforma foi promovida com os patrocínios da Neoenergia, Romero Duarte, Moura Dubeux, Vivix, San Vidro, Iquine, Artes e Pedras, Emfibra, Bia Vidigal, Claudia Cury, Nizan Guanaes, Brennand Energia, Cornélio Brennand, Suape e Evipar.
“A Casa Zero nasce com a missão de ser um projeto de transformação de território, sendo o primeiro shopping sociocultural do Brasil”, afirma Fábio Silva. “Também para ajudar todos os projetos da nossa rede, projetos sociais, ideias que estão conectadas ao Porto Social. Então, o Porto Social está vindo para dentro da Casa Zero. E ainda para juntar o empresariado ao social e apoiar a gestão pública como um programa de política pública sendo feito pela sociedade civil. Além de tudo isso, explorar a Rua do Bom Jesus para que o turista e o recifense ganhem um equipamento cultural e de transformação para a vida deles”, diz.
De acordo com o empreendedor, cerca de 300 projetos sociais devem ser beneficiados com a iniciativa, tendo um local para realizar atividades e estabelecer conexões. “Todos esses projetos já estão conectados ao Porto Social, que é a incubadora e aceleradora de projetos sociais da Cidade do Recife. Também estão na plataforma Transforma Recife, que está conectada à plataforma Transforma Brasil. Então, essa articulação já existe. A gente agora só ganha o shopping social para colocar todo mundo junto”, explica.
A Casa Zero fica na Rua do Bom Jesus, número 227.