° / °

Unidade de saúde em Petrolina garante assistência para mulheres com diabetes gestacional

Por

Divulgação
O encaminhamento para a realização do exame é feito nas próprias Unidades Básicas de Saúde
A diabetes é uma doença silenciosa e perigosa em qualquer época da vida, mas quando se desenvolve durante o período de gestação o cuidado deve ser redobrado. E, para tratar e acompanhar os usuários com quadro confirmado de diabetes, a Prefeitura de Petrolina disponibiliza no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRM) o exame de perfil glicêmico.

Esse exame é feito nas pacientes em jejum, e depois é realizado mais três coletas, duas horas após cada refeição (café, almoço e jantar) ofertadas pela própria unidade. O CRM conta com um espaço amplo e aconchegante, com sofás e televisão, para que as gestantes se sintam a vontade para passar o dia na local, até a finalização do exame. Além disso, as equipes dão todo um suporte e realizam ações de educação em saúde, através de roda de conversas sobre os cuidados que as grávidas precisam ter.
 
"Esse exame é muito importante para acompanhar a saúde da gestante. Quando isso não é cuidado, pode trazer sérios riscos para o bebê, como o aumento de um parto prematuro, fetos grandes para idade gestacional, diminuição do oxigênio, desconforto respiratório após o parto e risco de morte", destacou a coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Marília Leite.

O encaminhamento para a realização do exame é feito nas próprias Unidades Básicas de Saúde, para aquelas que já apresentaram diabete gestacional nos exames preliminares. Todas elas são encaminhadas para realizar o perfil glicêmico no CRM e seguir com o acompanhamento até o nascimento do bebê.