{{channel}}
índígenas realizam encontro nacional pelos direitos das mulheres no Brasil
Mulheres indígenas de diversos territórios brasileiros participam de um encontro nacional, nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24), na Pousada Convento da Conceição, no Largo da Misericórdia, em Olinda. No encontro, elas fazem uma análise sobre a recomendação geral número 39, do Comitê da Convenção da ONU para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW, na sigla em inglês). Mesmo sujeitas a formas específicas de violência e discriminação, atualmente não existe na ONU uma norma para proteção e promoção dos direitos humanos das mulheres e meninas indígenas. A recomendação geral 39 busca aperfeiçoar e aprofundar a interpretação da extensão dos direitos reconhecidos na Cedaw às mulheres e meninas indígenas.
As mulheres indígenas também farão um pronunciamento final sobre a situação delas no Brasil e apresentarão um documento com recomendações.
O evento é promovido pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e tem o apoio do Espaço Feminista, Oxfam, ECMIA (Enlace Continental de Mujeres Indígenas de las Americas) e da Organización Nacional de Mujeres Indígenas Andinas y Amazónicas del Perú (ONAMIAP).