Culminância das disciplinas Eletivas movimenta escolas de Tempo Integral em Petrolina
As sete Escolas de Tempo Integral da Rede Municipal de Petrolina promoveram no mês de julho, um dos momentos mais aguardados pelos estudantes durante o ano: a Culminância das Disciplinas Eletivas. O objetivo dessa ação é apresentar os temas que foram trabalhados durante o primeiro semestre nas unidades de ensino, como pequenos cientistas, caatinga, alimentação, danças, contos, redes sociais entre outros, que representam mais uma oportunidade para a ampliação do repertório de conhecimentos ofertados nestas instituições.
As disciplinas eletivas são uma metodologia pedagógica específica do modelo das Escolas Integrais, na qual os alunos fazem suas escolhas e a partir delas os professores constroem um campo de aprendizado diferenciado, mobilizando toda a escola. Elas também buscam desenvolver inúmeras habilidades nos estudantes, como a tomada de decisão e escolha, a valorização do conhecimento, a capacidade de aprender ao longo da vida, o pensamento crítico e criatividade, responsabilidade e cidadania, elaboração e gestão de projetos, e a abertura a novas experiências, entre outros.
O secretário executivo de Educação de Tempo Integral, Moisés Almeida, explica que a Culminância é um momento muito esperado na rotina destas unidades de ensino e visa motivar, direcionar e levar os estudantes a aplicar os conteúdos adquiridos em seus projetos de vida. Ele ainda destaca que a malha curricular básica, composta por disciplinas como Português, Matemática, Geografia, História, dentre outras, é essencial para a formação do estudante. No entanto, é preciso ir além do convencional e é justamente nesse ponto que as eletivas revelam a sua importância.
“As Culminâncias foram bastante movimentadas e com grande participação dos alunos, mostrando a importância das eletivas, que possibilitam enriquecimento cultural, aprofundamento e atualização de conhecimentos específicos de diversas áreas, além de complementar a formação interdimensional oferecida pelas escolas”, destacou.