{{channel}}
Arborização de bairros no Recife é reforçada com trabalho de reeducandos
A arborização tem sido um ato de suma importância para ajudar no equilíbrio do ecossistema, uma vez que as árvores são importantes para, por exemplo: melhorar a umidade relativa do ar e ajudar na regulação do clima. Um grupo de 20 reeducandos está contribuindo com esse momento, reforçando o plantio de diversas espécies em bairros do Recife. Só no mês de junho deste ano, 19 localidades ficaram mais verdes, entre elas, San Martin, Afogados, Boa Viagem e Cordeiro.
A equipe de reeducandos trabalha no cultivo de mudas na Sementeira do Sítio da Trindade, em Casa Amarela, onde aprendem todo o processo de preservação das árvores, cada uma com suas peculiaridades. De lá seguem para enfeitar ruas e praças, de acordo com as solicitações de moradores. As espécies mais plantadas são: pata de vaca, ipês roxo, amarelo, rosa e branco, craibeira e pau brasil.
Os serviços são realizados graças ao convênio entre o Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Os reeducandos cumprem o regime aberto e livramento condicional e pela atividade recebem um salário mínimo (R$ 1.212,00), ajuda de alimentação e transporte.