Mulher morre vítima de desabamento de uma residência devido às fortes chuvas; número de mortes sobe para 130 em Pernambuco
Uma mulher morreu devido a um desabamento de uma residência na zona rural de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco, durante as fortes chuvas registradas na noite da quarta-feira (15). A senhora estava dentro de sua residência quando a estrutura da casa veio abaixo a atingindo. Esta é a 130ª morte confirmada em consequência das chuvas intensas que atingem o estado desde o final de maio. O nome e a idade da vítima não foram divulgados.
Em boletim do balanço das chuvas divulgado pelo Estado, nas últimas 24h, diversos municípios foram atingidos com chuvas intensas, especialmente as regiões do Agreste e Zona da Mata Sul. Cerca de 50 famílias também foram impactadas e ficaram desalojadas em uma comunidade localizada na Usina Santa Teresa, no município de Água Preta, Mata Sul de Pernambuco. Além disso, a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (CODECIPE) registrou diversas ocorrências relacionadas a alagamentos, inundações e quedas de barreiras.
Rios - O Rio Panelas localizado em Belém de Maria e o Rio Sirinhaém, no engenho Bento, em Joaquim Nabuco encontram-se no estado de pré-alerta. O Rio Canhotinho, no município de Canhotinho está em Alerta, já o Rio Pirangi, em São Benedito do Sul e o Rio Jacuípe, afluente do Rio Una, em Barreiros, estão na cota de inundação. O Rio Una nas cidades de Catende, Palmares e Barreiros, encontra-se com tendência de subida, contudo ainda dentro da cota de segurança.
A Defesa Civil do Estado segue acompanhando a situação das chuvas em Pernambuco e orienta a população a seguir as orientações da Defesa Civil de seu município. Caso seja necessário, a população deve entrar em contato com a mesma ou com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193. A CODECIPE segue em alerta 24h através da Central de Operações pelos telefones 199 ou 3181-2490.