{{channel}}
Parque Estadual Dois Irmãos conclui reforma e está liberado para visitação
Presente na memória afetiva de várias gerações de pernambucanos, o Parque Estadual Dois Irmãos passou por reformas, pintura, manutenção, ambientação e nesta sexta (4) reabriu a sua terceira e última etapa, que compreende os viveiros florestais, o meliponário, a cidade da criança com uma grande novidade: o espaço ganhou mais um polo de educação ambiental destinado a atividades eco educativas para o público infantil. Jogos lúdicos foram desenvolvidos pela equipe do parque para estimular a sensibilização dos pequenos grandes cidadãos sobre a importância da conservação das espécies de flora e fauna da Mata Atlântica e da Caatinga.
O secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti, falou sobre a importância do PEDI para os pernambucanos: “É aqui que está contido o zoológico de Pernambuco, é aqui que temos um espaço de educação ambiental, de conservação das espécies de nossa fauna da Caatinga, da Mata Atlântica e também o contato com a natureza que a população pode usufruir. Hoje o mundo vive uma emergência climática e a grande questão que está posta é a não conservação e a perda da nossa biodiversidade, das nossas florestas. Poder contar com uma área de 1.156 hectares de Mata Atlântica muito bem preservada dentro de uma capital como o Recife é um tesouro, um tesouro que tem que ser preservado e também cuidado pela nossa população", disse.
Na reabertura da terceira etapa do PEDI, os visitantes foram chegando aos poucos. Péricles Oliveira, de 5 anos, veio com a mãe, a tia e os primos conferir de perto as novidades: “Gosto muito de fazer este passeio, de ver os animais, o hipopótamo, eu me sinto alegre aqui”. E de fato é um programa e tanto para a criançada e toda a família. Um programa que atravessa gerações. O senhor Romildo Leite é pernambucano, mas mora em Tocantins com a esposa e o filho e toda vez que vem ao Recife faz questão de visitar o parque que marcou diversas etapas da sua vida, desde criança até a idade adulta: “Acho que esse novo projeto que dá mais ênfase à fauna e à flora da região é autêntico, bonito, seletivo e vale a pena para o público e para todos nós pernambucanos”.
"Estamos no coração de uma unidade de conservação e a vida está acontecendo ao redor. A gente quer sensibilizar o olhar das pessoas para essa vida e fazer com que elas também se enxerguem neste contexto”, ressalta Shirley Pacheco, gerente geral do PEDI.
“Há mais de 300 anos essas matas aqui fornecem a melhor água que é distribuída para a população do Recife, fruto de nascentes que estão aqui. Aqui também estão os moradores do parque, os animais que foram resgatados, vítimas de tráfico, de maus tratos e que não podem mais voltar para vida livre, mas que hoje são cuidados e que podem se reproduzir. Temos programas de conservação e reprodução para depois repovoar as nossas matas. E poder contar com esse parque, que é uma das 89 unidades de conservação do Estado de Pernambuco, que tem seu conselho gestor com participação das universidades e da sociedade civil, que tem seu plano de manejo que orienta qual o melhor uso sustentável deste espaço olhando para a preservação das espécies tanto da flora e da fauna e também um plano diretor específico para o zoológico hoje direcionado fundamentalmente para as espécies da Caatinga e da Mata Atlântica, é um privilégio, mas também uma grande responsabilidade que nós compartilhamos com você pernambucano que nos visita e que sabe que hoje cuidar do meio ambiente é cuidar do futuro da nossa vida no Planeta”, ressalta José Bertotti.
SERVIÇO:
Parque Estadual Dois Irmãos
Aberto de terça a domingo
Horário: 9h às 16h
Valor da entrada: R$5 e R$2,50 meia-entrada (Crianças até 5 anos ou até 1m de altura não pagam)
* Para entrar no Parque é necessário apresentar o cartão de vacinação contra a Covid-19.