° / °

Recife antecipa aplicação da segunda dose da Pfizer de 90 para 60 dias

Por

A Prefeitura do Recife anunciou a antecipação da segunda dose do imunizante da Pfizer/BioNTech de 90 para 60 dias. A partir desta sexta-feira (10), os moradores da Capital pernambucana que já tomaram a vacina nesse prazo poderão concluir o esquema vacinal em um período mais curto. O agendamento já está aberto no Conecta Recife para as pessoas que receberam a primeira dose há 60 dias. De acordo com a prefeitura, 44.151 pessoas já estão aptas a receber a segunda dose nesse período.

A estratégia segue a orientação da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e do Ministério da Saúde, e tem como objetivo acelerar o processo de vacinação e conter uma possível evolução da variante Delta do novo coronavírus. De acordo com o órgão federal, os estudos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontam que a antecipação da dose de reforço para 60 dias não compromete a eficácia da vacina. A prefeitura informou ainda que a antecipação está condicionada à disponibilidade do imunizante no estoque do município.

A medida também contempla as grávidas e puérperas (mulheres que tiveram bebê há, no máximo, 45 dias) que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca, no Recife, e que vão contemplar o esquema com a dose da Pfizer.

Para receber a segunda dose, é preciso realizar o agendamento através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. No dia escolhido para a vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina e o documento de identidade com foto.