{{channel}}
Cinco reeducandos de Petrolina, no Sertão do estado, são premiados em concurso de redação da DPU

Cinco reeducandos da Escola Estadual Bento XVI, localizada dentro da Penitenciária Doutor Enio Pessoa Guerra (PDEG), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foram premiados no 6º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU) voltado ao sistema carcerário.
O tema da redação foi "Entre o Céu e o Asfalto: Onde está a Dignidade da População em Situação de Rua" e quem levou a melhor foi o estudante do primeiro ano do ensino médio Paulo Afonso Romão, de 45 anos, que tirou nota 10 e ficou em 1º lugar no concurso. "Quero terminar meus estudos, pois não tive a capacidade de concluir na rua por conta do mundo perdido, e garantir um bom emprego", afirmou Romão, que receberá um tablet e um smartphone como premiação.
"São resultados como estes que nos mostram que a ressocialização é possível. Educação e trabalho modificam o ser humano e no sistema prisional essa máxima não é diferente", disse o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, todos os premiados cursavam, na ocasião da prova, o ensino médio pelo Ensino de Jovens e adultos (EJA). O 6º concurso da DPU visa despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à educação, em direitos e cidadania, por meio do incentivo à reflexão.
Premiados:
Categoria II - Paulo Afonso Romão - 1º lugar (nota 10);
Categoria I - Valdeir Brito dos Santos - 1º lugar;
Categoria IV - Edinaldo Pereira da Silva - 1º lugar;
Categoria IV - Jackson Carlos da Silva Souza - 2º lugar;
Categoria IV - Carlos Eduardo dos Reis Viana - 3º lugar.