{{channel}}
Sem previsão de data, Pernambuco espera receber doses da Sputnik nos próximos dias
Pernambuco espera receber as primeiras doses da vacina Sputnik V, vacina desenvolvida na Rússia, nos próximos dias. Ao menos foi o que afirmou o secretário de saúde do estado, André Longo, nesta quarta-feira (14), em mais uma coletiva de imprensa remota.
"Tivemos avanços importantes nessa última semana. A gente continua confiante de que é possível que tenhamos nos próximos dias a data que as vacinas vão chegar ao Brasil. Devem chegar por Pernambuco e aqui devem ficar armazenadas para os trâmites junto à Anvisa e ao INCQS da Fiocruz para que, finalmente, a gente possa estar iniciando esse processo com a vacina da Sputnik", afirmou Longo.
Pernambuco adquiriu 4 milhões de doses do imunizante, mas, inicialmente, a previsão é de que receba um quantitativo suficiente para cobrir a imunização de apenas 1% da população adulta local, o que representa cerca de 72 mil pessoas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impôs algumas ressalvas para a importação do imunizante, entre elas, a não aplicação da vacina em pessoas grávidas ou que tenham pretensão de engravidar, assim como a não aplicação em pessoas com comorbidades.