° / °

Secretário de Justiça libera ampliação de presídio em Caruaru

Por

Nesta quarta-feira (21) o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, assinou uma ordem de serviço no gabinete da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, localizada no Bairro do Recife, autorizando a reforma e ampliação do Presídio Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste do estado. 

A obra tem um orçamento de R$ 7.441.675,80 em recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e um prazo de 10 meses para concluir a construção de 300 novas vagas na unidade prisional. A Marbella Residence Incorporadora e Construtora Limitada, empresa selecionada pelo processo licitatório, deve iniciar os trabalhos no dia 2 de agosto de 2021.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura o secretário-executivo de Coordenação e Gestão/SJDH, Eduardo Figueiredo; o gerente Administrativo e Financeiro da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), Murilo Ramos; o vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; e os representantes da Marbella Engenharia, Lucilene de Castro Pereira e Marcos Saraiva Fonseca.    

Respostas
Solicitamos à Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres- PE) informações acerca da capacidade máxima de detentos que o Presídio Juiz Plácido de Souza pode comportar e quantas pessoas estão presas lá atualmente, além dos motivos da ampliação de seu espaço e do número (300 vagas).

Por meio de nota, a Seres informou que o aumento de vagas na Penitenciária Juiz Plácido de Souza é mais uma ação do Governo de Pernambuco para fortalecer o sistema prisional do estado. Com a PJPS, estão em andamento 4.794 novas vagas. A PJPS dispõe de 774 vagas. Sua totalidade está em torno de 1.800 detentos.