° / °

PRF registra 583 toneladas de excesso de peso na Região Metropolitana e Zona da Mata

Por

Foram registradas 583 toneladas de excesso de peso em veículos de carga, segundo balanço da Operação Maio Amarelo, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com o Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte, 440 veículos e 382 pessoas foram fiscalizados, sendo emitidas 451 autuações, dessas foram recolhidos 13 veículos irregulares. Do total de caminhões abordados, 91 foram autuados por excesso de peso e tiveram que realizar o transbordo da carga excedente.

A PRF ressaltou que o excesso de peso é um dos tipos de infração mais danosas à segurança do trânsito. “Além de diminuir a vida útil do pavimento, compromete a eficiência do sistema de freios e aumenta o risco de acidentes graves. Além disso, também pode causar danos ambientais, como derramamento de carga e extração irregular de produtos minerais sem autorização do órgão competente".

De acordo com a PRF, as ações foram realizadas no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Abreu e Lima, na Região Metropolitana, além de São Lourenço da Mata, Paudalho e Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco, e ocorreram entre os dias 2 a 28 de maio.

No mês dedicado à segurança viária, o Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte da PRF fiscalizou emitiu 451 autuações por diversas infrações. Do total de caminhões abordados, 91 foram autuados por excesso de peso.