{{channel}}
Bancários discute possível greve por vacinas contra Covid-19
Na segunda-feira (7) o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará uma vigília a partir das 6h em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, pela inclusão da categoria como prioridade no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Às 19h do mesmo dia, será realizada uma assembleia para deliberar a deflagração de estado de greve, também exigindo a vacinação.
Em caso de aprovação, as atividades poderão ser paralisadas a qualquer momento no Estado. A decisão do sindicato se deve ao agravamento da pandemia, além da superlotação dos bancos e ao fato de que os bancários são trabalhadores essenciais.
A mortalidade de profissionais também é um fator importante: segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o número de mortes de bancários cresceu 176,4% na comparação entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021.
Algumas instituições como o Conselho Estadual de Saúde e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) emitiram notas e recomendações ao governo, solicitando a vacinação dos bancários. Até o momento, foram enviados ofícios solicitando a inclusão dos bancários entre os grupos prioritários às prefeituras, câmaras municipais e ao Governo do Estado, à Secretaria de Saúde e Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Também foram realizadas reuniões com deputados, prefeitos, vereadores e com a vice-governadoria do estado, Luciana Santos (PCdoB). Outbus, outdoors e bicicletas sonoras foram alguns dos meios utilizados pela categoria para sensibilizar a sociedade à sua causa.