{{channel}}
Representantes do transporte público pedem vacinação de trabalhadores da categoria em ofício
Representantes e servidores responsáveis pelo transporte público na Região Metropolitana do Recife, protocolarão junto às prefeituras, ao Governo do Estado e ao Ministério Público um ofício conjunto solicitando início imediato da vacinação contra a Covid-19 dos profissionais que desempenham atividades na operação e fiscalização do serviço.
O documento ressalta a essencialidade do transporte público e apresenta justificativas para antecipar a imunização da categoria, como, por exemplo, a impossibilidade do distanciamento social dos profissionais nos horários de pico, mesmo diante dos esforços para oferta do serviço em quantidade superior à demanda residual do sistema. São também apontados diversos estudos e pesquisas que comprovam cientificamente o risco a que estão submetidos os profissionais do setor.
A ação foi articulada pela Urbana-PE e todas as entidades signatárias se colocaram à disposição dos governos para auxiliar na operacionalização da vacinação da categoria.
No documento de cinco páginas, é pedida a vacinação dos trabalhadores dos trnasportes coletivos que circulam na RMR. Engloblando, dessa forma, os rodivários, metroviários, servidores do CTM e trabalhadores do sistema de transporte (VPP). Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) gira entorno de 15 mil o número de trabalhadores no setor.