° / °

Curso preparatório gratuito para o ENEM e arrecada alimentos para famílias venezuelanas da RMR

Por

O Curso Luiz Gama (CLG) uma homenagem ao ex-escravo, abolicionista, poeta, jornalista e advogado responsável pela libertação de muitos escravizados, antes de a escravidão ser abolida no Brasil, é composto por mais de 20 voluntários, alguns na faculdade mas ainda nenhum formado, que dedicam seu tempo no planejamento, gravação das aulas,  elaboração de apostilas e todo material didático  para  aqueles que não tem condições de pagar um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Iniciado em meados de fevereiro deste ano, o CLG atualmente tem cerca de 30 alunos matriculados que assistem as aulas através de uma plataforma online e redes sociais.
Motivados a fazer algo diante desse cenário da pandemia os voluntários lançaram a Ação Solidária Projeto RAFA e CLG  voltada para alunos da rede particular que querem ter acesso ao material preparatório.  A ação solidária é simples, basta doar 5 kg de alimentos (sendo eles, necessariamente, 2 Kg de arroz, 2 kg de feijão e 1kg de fubá) para ter acesso a todo o material como videoaulas, simulados, apostilas, questões de vestibular, etc. 

As doações serão destinadas as famílias de migrantes venezuelanos assessoradas pelo Projeto Rafa - Rede de Amor, Fraternidade e Amizade, uma iniciativa que integra a temática Migração e Refúgio da Cáritas Brasileira NE2, na perspectiva da Economia Solidária junto aos migrantes empreendedores, através de capacitações e assessorias individuais.

“Vemos uma necessidade enorme em ajudar os imigrantes venezuelanos que cá estão. Temos conhecimento da importância da existência de instituições que defendam essa pauta imprescindível - a qual existe desde antes da pandemia. A situação só piora com o avanço do vírus no nosso país. Se setores com destaque econômico foram afetados com o pesadelo que estamos vivendo, imaginem como estão os imigrantes”, comenta Maria Clara Gois, voluntária responsável pela disciplina de História do Brasil.

“O projeto Rafa foi fundado a partir de conceitos que valorizamos muito aqui no CLG. Foi por conta do amor que ele foi construído, da fraternidade que o mantém vivo e da amizade que nos leva até ele. O projeto representa uma força que deve se manter viva sempre”, finaliza.

“Acreditamos que toda a iniciativa que inspire a solidariedade entre os seres humanos, especialmente para com os migrantes em situação de vulnerabilidade merece nosso apoio e admiração”, declara Luiz Marcos, idealizador da iniciativa.

Os estudantes da rede privada interessados em participar da Ação Solidária Projeto Rafa e CLG ,podem deixar suas doações em pontos estratégicos  informados pelos voluntários do CLG nos bairros da Torre, Casa Forte ou no Rosarinho, nos horários das 8h às 11h. Mais informações sobre os pontos de arrecadação podem ser obtidas através do Instagram @cursoluizgama e @projeto_rafa_