° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Petrolina suspende temporariamente aplicação da segunda dose da CoronaVac

Por



Após Pernambuco receber um quantitativo de vacinas muito abaixo do esperado na remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Saúde de Petrolina informou que a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac está suspensa temporariamente. De acordo com a secretaria de saúde de Petrolina, Pernambuco esperava receber 120 mil doses, porém, chegaram apenas 28 mil para a distribuição entre todas as cidades do estado. “Esse número é insuficiente para atender a demanda dos idosos com aprazamento da segunda dose para os últimos dias”, informou em nota.

Contudo, a secretaria do município tranquiliza os munícipes destacando que a população de idosos será convocada assim que as doses chegarem em Petrolina para que sejam imunizados por completo. Na tarde da segunda-feira (26), Perolina  finalizou a vacinação na Zona Rural.

Confira trecho da nota divulgada pela Secretaria de Saúde de Petrolina

Vale ressaltar que todo o Brasil passa por dificuldades em relação à vacinação, assim como em diversas partes do mundo. O atraso na aplicação da segunda dose da Coronavac está acontecendo não apenas em Petrolina, mas em muitos municípios e estados do país. Desde março, o Ministério da Saúde recomendou que a segunda dose deixasse de ser reservada, já que novas remessas seriam fornecidas. Entretanto, um imprevisto com o fornecimento do IFA - matéria-prima necessária para a produção das vacinas, que vem da China - acabou atrasando a fabricação das doses, paralisando a produção no Instituto Butantan por 10 dias. Isso, infelizmente, causou um efeito em cadeia no fornecimento, na aplicação e no cumprimento do calendário inicialmente previsto. Mesmo com a produção retomada, as consequências deste atraso ainda serão vistas nos próximos dias, o que só será normalizado com a chegada de novas doses da vacina.