{{channel}}
Polícia investiga universitário suspeito de maus-tratos a gatos no bairro da Madalena
Um universitário de 23 anos foi flagrado por câmaras maltratando animais em situação de rua, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife. De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), um inquérito policial foi aberto para investigar o caso. As imagens que circulam nas redes sociais mostram o suspeito com um dos animais já morto.
Segundo a organizadora do projeto voluntário “Adota, vai!”, que atua na área cuidando dos animais abandonados, tudo começou no dia 9 de fevereiro, quando encontraram a carcaça de cinco gatos mortos, sendo quatro filhotes e um adulto.“Através das câmeras a gente viu que esse rapaz tinha maltratado vários gatos e matado alguns deles. Inclusive, quando a gente chegou, o corpinho do gato ainda estava lá”, conta a designer e idealizadora do projeto, Milena Coutinho.
Diante da situação, Milena utilizou as redes sociais do projeto para pedir ajuda. “Daí começou tudo, a divulgação na internet e nas redes sociais. Foi quando outras denúncias começaram a chegar também”, conta. “Em princípio foram cinco gatos, sendo quatro filhotes e um adulto, coincidência ou não, todos eram brancos”, explicou.
Segundo relatos, o universitário, que é estudante de Direito numa instituição particular no Recife, teve seu carro apreendido, e está foragido até o momento.
Segundo a Polícia Civil, na última sexta-feira (12) foi registrado na Delegacia do Meio Ambiente (Depoma), um boletim de ocorrência de maus tratos contra animais. De acordo com a Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (SEDA) da Prefeitura do Recife, desde janeiro foram registradas 112 queixas de maus-tratos a animais, enviadas para Ouvidoria Geral e aos órgãos competentes.
Num dos vídeos divulgados é possível ver que o universitário percorre todo o local onde os gatos vivem na rua, como se estivesse caçando os animais. Em certo momento, ele pega um dos bichos coloca numa calçada e o chuta. Em outro registro, o estudante de Direito retira a camisa e continua a percorrer por toda localidade. O suspeito teria ficado atrás dos felinos durante uma hora, até entrar em seu carro e sair do local.
Em nota, a SEDA informou que “promove, em ação conjunta com o Centro de Vigilância Ambiental do Recife (CVA), o recolhimento de felinos abandonados na cidade do Recife e realiza procedimentos de castração, vacinação e vermifugação, de modo a preservar o bem-estar dos animais e da população”.
O projeto 'Adota, vai!' surgiu, de acordo com a idealizadora, após o envenenamento de 31 gatos, em abril de 2019, na mesma localidade onde o universitário foi flagrado por câmeras este ano. “Eu comecei o projeto com o intuito de dar uma visibilidade maior para aqueles animais. Além da divulgação, o objetivo é alimentar, dar o máximo de cuidado possível a eles na rua e conseguir adoção. Com os andamentos das investigações, espero que seja comprovado e divulgado o real culpado por isso tudo. Que a justiça seja feita e que ele pague pelos crimes que cometeu”, explica Milena.
PROCEDIMENTOS
De acordo com a Secretaria, os animais do bairro da Madalena são levados para a sede do CVA, no bairro de Peixinhos. “Nas diligências, membros da Secretaria Executiva acompanham a fiscalização, com a presença de um médico veterinário, onde o profissional avalia a situação dos animais e expede um laudo técnico para embasar a apuração policial”, informou.
A Prefeitura do Recife informou que as denúncias a maus-tratos contra animais podem ser registradas na Ouvidoria através do telefone 0800 281 0040, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, ou pelo e-mail ouvidoria@recife.pe.gov.br.