{{channel}}
No Recife, Hospital das Clínicas oferece técnica avançada de cirurgia vascular
O Hospital das Clínicas, localizado no bairro da Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife, passou a oferecer o procedimento de termoablação de veia safena com endolaser. De acordo com o órgão, trata-se de uma técnica cirúrgica, minimamente invasiva, que permite que a parede interna da veia seja queimada por meio de um laser, havendo poucos cortes, o que possibilita uma recuperação mais rápida para o paciente. A intervenção é considerada mais eficiente, sem a necessidade de anestesia geral ou ráqui.
A atividade é sendo indicada para tratar doença venosa crônica e também varizes, sendo coordenada pelo Serviço de Cirurgia Vascular do HC, que é vinculado a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De acordo com a cirurgiã vascular, Catarina Almeida, essa técnica difere do tratamento convencional pois não gera muitos hematomas, não acarreta longos períodos de recuperação e pode ser feito em todos os diferentes estágios da doença venosa crônica com segurança utilizando anestesia local.
“O tratamento com o endolaser pode ser feito ambulatorialmente e, hoje, este tipo de procedimento é a primeira opção para o tratamento de veias safenas em várias sociedades médicas. Aqui no HC, nós oferecemos aos nossos pacientes tratamentos menos agressivos, menos invasivos e mais seguros e que são considerados de ponta”, explica.