° / °

Marinha e PF interceptam embarcação com cocaína a 270 km da costa do Recife

Por



A Marinha do Brasil (MB) e a Polícia Federal (PF) interceptaram uma embarcação carregada com cocaína em águas jurisdicionais brasileiras, a cerca de 270 quilômetros da costa do Recife. De acordo com o Comando do 3º Distrito Naval, foram presos cinco tripulantes, no domingo (14), que serão conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco. O transporte teria partido do Brasil com destino para a Europa.

"As ações envolveram pessoal e material da PF e da MB, com o emprego do Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) Araguari, que realizou a interceptação e apreensão da embarcação a cerca de 270 quilômetros da costa de Recife. No interior da embarcação, foram presos cinco tripulantes brasileiros, que serão conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal no Estado de Pernambuco para os procedimentos de Polícia Judiciária", informou.

De acordo com a Marinha do Brasil, a operação é decorrente da troca de informações entre o Centro de Análise e Operações Marítimas – Narcótico (MAOC-N), sediado em Lisboa, Portugal, o Drug Enforcement Administration (DEA/EUA) e o National Crime Agency (NCA/Reino Unido). (Continua após imagem)



Segundo a Marinha, a embarcação que carregava os entorpecentes está sendo conduzida pelo NPaOc “Araguari”, com o auxílio de policiais federais do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), que participaram desde o início das ações. “Trata-se de operação relevante, com a utilização, pela Marinha do Brasil, de um NavioPatrulha Oceânico para ação conjunta com a Polícia Federal na interceptação de embarcações utilizadas para o narcotráfico”, informa.

Segunda a instituição, a ocorrência reforça diretrizes dos órgãos responsáveis pelo combate a crimes transnacionais no País quanto à mútua cooperação e troca de informações com outras instituições internacionais, visando à identificação de grandes organizações criminosas que atuam no Brasil.