° / °

Praias do Litoral Sul recebem operação da Agência Estadual de Meio Ambiente para proteção do caranguejo-uçá

Por

No município de Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realiza fiscalizações em estabelecimentos comerciais localizados nas praias de Calhetas e Vila de Nazaré. As ações, que começaram na quinta-feira (7), fazem parte da Operação Verão e visam alertar sobre os períodos em que os animais caranguejo-uçá, popularmente conhecidos como "andada", se reproduzem na natureza.

“Nós aplicamos oito autos de infração por falta de licenciamento ambiental. Os infratores receberam prazo de 15 dias para regularizarem a situação”, explicou a coordenadora da Operação Verão, Elba Borges. Nesta época as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas ou controladas, devido a reprodução dos animais na natureza.

Segundo a agência, em 2021, os períodos de proibição, por conta do defeso, estão distribuídos nos 14 a 19 de janeiro; 29 de janeiro a 03 de fevereiro; 28 de fevereiro a 05 de março e de 29 de março a 03 de abril.

“A ação foi realizada também com o propósito de divulgar os períodos de defeso do caranguejo-uçá, conhecido como andada. São períodos do ano quando o caranguejo-uçá deixa a sua toca para realizar o acasalamento. É proibido capturar, comercializar, transportar, realizar o beneficiamento e a industrialização do crustáceo, na época do defeso”, informa a Agência Estadual.

A ação da CPRH tem como base a Portaria nº 325 da Secretaria de Aquicultura e Pesca, ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A operação é realizada em parceria com Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho e Complexo Industrial Portuário de Suape, em atendimento às recomendações do Ministério Público Federal, para a realização de fiscalizações conjuntas nos sete municípios do Litoral Sul de Pernambuco.