° / °

Hospital da Pessoa Idosa completa 100 dias de funcionamento com 41 mil atendimentos realizados

Por

O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), localizado na Estância, Zona Oeste do Recife, completa, nesta sexta-feira (8), 100 dias de funcionamento. Inaugurado no dia 1º de outubro, foram realizados 41.183 atendimentos, incluindo consultas ambulatoriais, exames, pequenas cirurgias e internamentos. Ao longo desse período, a unidade também colocou para funcionar serviços inovadores para a população recifense, como atendimento interdisciplinar simultâneo. A unidade está abrindo os serviços de forma gradual, por conta da pandemia da Covid-19.

No ambulatório, já estão sendo ofertadas consultas de clínica médica, ginecologia, cardiologia, geriatria, urologia, psiquiatria, neurologia, gastroenterologia, pneumologia, proctologia, cirurgia geral e cirurgia vascular, além de outras áreas de saúde, como terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e enfermagem.  Nestes três primeiros meses, de acordo com a a unidade, o número de consultas realizadas mais que dobrou e já atingiu a marca de 6 mil atendimentos.

"Na área de Apoio ao Diagnóstico, foram mais de 35 mil exames realizados, entre laboratoriais e de imagem, incluindo ecocardiograma, eletrocardiograma, M.A.P.A, ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia. Já no bloco cirúrgico, onde são realizados procedimentos de pequeno porte, como retirada de pequenos tumores e outras lesões de pele, foram mais de 370 cirurgias eletivas realizadas", comunica a unidade.  

Serviços
O Hospital Eduardo Campos tem implementado uma série de serviços inovadores em seu ambulatório, como os atendimentos interdisciplinares simultâneos. Nessas consultas, os pacientes são atendidos de forma conjunta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, assistindo o paciente e possibilitando um planejamento mais eficaz das terapias.

"Ainda no ambulatório, a unidade é uma das que dispõe da especialidade de Enfermagem em Estomaterapia/dermatológica, através da qual os profissionais da enfermagem acompanham pacientes com algum tipo de ferida (aguda, crônica ou complexa), Estomia (que é um procedimento cirúrgico para eliminação de dejetos do organismo, como a colostomia) e incontinência urinaria ou fecal", acrescenta.

O serviço dispõe também do atendimento com curativos especiais, laserterapia, além do desbridamento instrumental conservador, que são utilizados em tratamento de feridas complexas, normalmente em pacientes que tiveram feridas geradas por problemas vasculares ou outras comorbidades, como diabete, cujo acompanhamento precisa ser realizado rotineiramente.

Consultas farmacêuticas
Ainda em janeiro, os pacientes do HECPI passarão a contar com o atendimento do farmacêutico clínico no ambulatório, um serviço ainda inédito na rede municipal, garante a unidade hospitalar. Neste tipo de acompanhamento, os usuários passam por consultas de rotina com farmacêuticos no sentido de receber orientação sobre o melhor uso do medicamento, levando em consideração fatores importantes, como interações medicamentosas e adequação do horário de uso das drogas.

Para o público idoso, que muitas vezes faz uso de diversos medicamentos (polifarmácia), esse tipo de atendimento é fundamental para atingir o objetivo do tratamento de forma mais eficaz, possibilitando o planejamento para o uso do medicamento baseado no perfil de cada paciente.