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Município de Moreno têm falta de água há mais de 20 dias, relata morador

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José Cavalcanti de Melo/Arquivo pessoal
Cavalcanti pede uma solução para a falta de água na cidade
Baldes de água e banhos de cuia. É desse jeito que as pessoas do município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, estão comemorando o Natal deste ano. Sem água nas torneiras há mais de vinte dias, a população sofre. Mesmo sem uma previsão, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), informou que realizará ações para identificar a situação.

O aposentado José Cavalcanti de Melo, 67 anos, relata que a falta de água é um problema recorrente na Rua Onze de Setembro, próximo do Vale dos Eucaliptos. “Já estamos aqui há 22 dias sem água. Abrimos a torneira, a água não chega, mas chega à conta”, afirma.

Morador da cidade há mais de 20 anos, Cavalcanti reivindica que as autoridades encontrem uma solução. “Essa é a torneira que chega água da rua. A gente abre, olha, está aqui. E não tem água nenhuma. Estamos pagando a conta e não temos água. Quero fazer essa reivindicação para que o Governo do Estado, que a Compesa, tomem providências com essa situação, porque não é possível aqui na cidade continuar desse jeito”.

O aposentado afirma que já entrou em contato com a companhia, mas não obteve retorno. “Então veja bem, já fizemos diversas ocorrências, e até agora ninguém deu resposta. Agora estamos pedindo providências direto com a Compesa, para ver o que acontece. A conta chega e estamos em dia, estamos pagando a conta”, revela.

Para o Cavalcanti, a situação é agravada para os idosos e famílias com crianças. “São exatamente 22 dias que a água não chega aqui. Mas não tem pressão para subir. Não tem água. A água não chega. E por isso temos essas dificuldades, que se estende para idosos, crianças, e fora as necessidades de limpezas necessárias nesse período”.

“São todos os bairros de Moreno que sofrem com esse problema. O Centro fica um pouco mais abastecido, mas as ruas dos bairros mais adjacentes vivem a mesma situação que aqui”, acrescenta.

A nova gestão municipal eleita este ano, que assume a cidade no dia 01 de janeiro de 2021, informou, por meio de nota, que tem uma reunião marcada para a primeira semana de janeiro com a Diretora Presidente da Compesa, Manuela Coutinho, para “solucionar o mais rápido possível essa falta de água”. Até a publicação desta matéria não conseguimos contato com a gestão atual da Prefeitura de Moreno.

A Compesa informou que está ciente do problema e que “já vem atuando para regularizar o abastecimento de água da Rua Onze de Setembro. Ações estão sendo desenvolvidas, assim como ajustes operacionais, para que a situação seja resolvida com brevidade”, diz a nota. A companhia ainda orientou que imóveis com dificuldade de abastecimento solicitem o carro-pipa por meio do número 0800.081.0195, disponível para atendimento da empresa.