° / °

Ipojuca intensifica ações de combate às queimadas

Por

No primeiro semestre de 2020, foram feitas 36 intervenções de queimadas no município de Ipojuca, a 43.41 km da Capital. Os dados da Unidade de Defesa Ambiental (UDA), vinculada a Secretaria Municipal de Defesa Social do município, indicam que as queimadas podem ser provocadas por ações criminosas.

Segunda a UDA, o trabalho de fiscalização das equipes especializadas, com rondas em locais de mata do coqueiral e área de mangue, contam com a ajuda do videomonitoramento. “Quando as câmaras verificam alguma situação, a central nos aciona para atuar na ocorrência. Mas também é importante a conscientização e apoio da população denunciando os casos para o pronto atendimento das ocorrências", explica o comandante da UDA Josemir Criolo.

Atuando combatendo os casos de menor complexidade, de acordo com a equipe da Unidade de Defesa Ambiental, quando a proporção das chamas é maior, a UDA aciona a unidade dos Bombeiros, localizada em Suape, para auxiliar no trabalho. “Com a ajuda de abafadores, os agentes adentram na área do fogo para eliminar os focos”, acrescenta a UDA.

A Secretaria Municipal de Defesa Social do município orienta que os cidadãos denunciem focos de queimada de Ipojuca, através de canais de comunicação como o Aplicativo 153 Cidadão, para celulares e dispositivos móveis, ou o número de telefone fixo (81) 3551-1397.