° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Ipojuca decide adiar retorno de aulas presenciais para 2021

Por

Os alunos da rede municipal de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, vão ter que esperar até o ano que vem para retornar às escolas do município. A decisão da prefeitura, através do Comitê Contra o Coronavírus, de só retomar as aulas presenciais em 2021 ganhou reforço com uma pesquisa feita com pais e alunos no segundo semestre deste ano.

No total 2.914 pessoas responderam ao levantamento, realizado pela Secretaria de Educação do município. Entre os entrevistados, 74,2% disseram não se sentir seguros com a volta às aulas. Desse quantitativo, 64,3% não concordavam com a volta parcial das aulas presenciais e 61,6% das pessoas responderam que não iriam permitir que os estudantes voltassem à escola, caso a gestão municipal decidisse pelo retorno das aulas presenciais.

Perguntadas sobre o sentimento neste período da pandemia, 54,7% responderam estar preocupados pelo contágio; 25,2% admitiram ter medo do retorno à escola; e, 20% estavam confiante no retorno das aulas. Sobre ajudar os estudantes durante as aulas remotas, 74,4% disseram que ajudavam; 18,2% informaram que às vezes davam assistência; e 7,4% alegaram que não ajudavam.

Para o secretário de Educação de Ipojuca, Francisco Amorim, a pesquisa reforçou o entendimento sobre a necessidade de cautela na relação alunos/pandemia/contaminação. “Não podemos arriscar, são vidas. Até lá estamos investindo nas aulas remotas, entregando os cadernos de atividades para todos os alunos, teremos a reposição das horas/aulas que faltaram em 2020 para o calendário de 2021, conforme parecer do Conselho Nacional de Educação. Com isso, garantimos o direito de aprendizagem dos nossos estudantes”, destaca.