° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Ibura, Zona Sul do Recife, ganha construção de nova unidade do Compaz

Por

O bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, ganha um Centro Comunitário da Paz, popularmente conhecido como Compaz. Com valor de investimento previsto em R$ 11 milhões, a prefeitura anunciou que a construção da nova unidade terá prazo de 10 meses. O novo Compaz, será erguido na Rua Ladeira da Cohab, com três andares, e receberá o nome do educador recifense Paulo Freire. Mais de 40 mil pessoas já se inscrevam no projeto.

“Lá a gente vai ter os mesmos serviços que a gente tem no Alto Santa Terezinha, no Compaz Eduardo Campos, lá no Compaz Miguel Arraes, no Compaz Ariano Suassuna, e também recentemente no Compaz Dom Helder que fica lá no Coque. As crianças, os adultos e os idosos vão ser bem recebido”, informou o prefeito Geraldo Julio.

De acordo com a Prefeitura do Recife, a criação do equipamento surgiu como proposta alternativa para conter o crescimento dos índices de violência na cidade. Segundo a gestão, o edifício receberá o nome do educador recifense Paulo Freire, um dos mais importantes pensadores brasileiros em toda a história. A homenagem ao educador já foi aprovada por Lei, na Câmara Municipal do Recife.

Segundo a administração, o edifício será construído em um terreno de 1.682,59 m², com uma área total construída de 3.346,17 m². O Compaz do Ibura contará com biblioteca, dojô para artes marciais, auditório, Procon, sala da mulher, sala de audiências, sala de mediação de conflitos, copa, oficina profissionalizante, guarita, vestuário, entre outros espaços.

Entenda o Compaz
Segundo a Prefeitura, o Compaz propaga a Cultura de Paz com o objetivo de garantir inclusão social e o fortalecimento comunitário. O equipamento também oferece espaços para resolver pendências de documentação, orientações sobre direito do consumidor, mediação de conflitos e informações sobre assistência social, geração de renda e atividades lúdicas, além de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidade de Tecnologia na Educação para a Cidadania (UTEC) e assistência judiciária.

O projeto possui no Recife, as unidades do Compaz Dom Hélder Câmara, no Coque; o Compaz Eduardo Campos, em Alto Santa Terezinha, inaugurado em 2016, com 15.434 pessoas cadastradas; a unidade Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, inaugurado em 2017, com 22.125 pessoas cadastradas e com o Compaz Miguel Arraes (Caxangá), inaugurado em 2019, com 3.255 pessoas cadastradas.