° / °

Unicap se pronuncia sobre denúncias de racismo contra professora

Por

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) divulgou nesta quarta-feira (28) uma nota de repúdio motivada por denúncias contra uma professora da instituição. A docente foi acusada de proferir falas racistas durante uma aula da disciplina de Psicologia Social, ministrada na última sexta (23).

No comunicado, a Unicap afirma que “repudia todo e qualquer ato que viole direitos e atente contra a dignidade da pessoa humana”. Também no texto, a instituição alega que “está realizando a devida apuração dos fatos apresentados, de acordo com as suas normas estatutárias e regimentais, com o cuidado e responsabilidade que o caso requer”.

Alunos da turma em que a docente leciona também se manifestaram sobre o ocorrido. Através de nota, os estudantes afirmam que “repudiam veementemente a forma de como foi abordado o conteúdo pela professora e foram fortemente ofendidos”. Ainda no texto, escrito em nome da turma TP18-0, os discentes afirmam que “alunos retiraram-se da sala e sentiram-se mal durante e após a aula.”

As denúncias contra a professora surgiram depois que alunos alegaram que a docente teria feito comentários racistas durante a leitura de um texto, intitulado “Violência de condição de vida de jovens”. Segundo os alunos, a professora teria se referido a pessoas negras usando termos como “neguinho” e “pretinho”, além de insinuar que pessoas negras teriam inveja das brancas, e que vivem se “vitimizando” em discussões relacionadas ao racismo, que teria chamado de “picuinha”.