° / °

Mais um órgão se manifestou sobre demolição da antiga sede do CPRH

Por

Mais uma entidade pública se manifestou contrária a demolição da antiga sede da Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH, localizada na Rua Sant'anna, em Casa Forte, zona norte do Recife. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) emitiu uma nota destacando a importância do projeto arquitetônico para a história da arquitetura moderna de Pernambuco.

Durante 40 anos, a edificação foi sede da Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH, que posteriormente foi transferida para o bairro do Poço da Panela em janeiro deste ano. O projeto da edificação foi assinado pelo arquiteto e urbanista Delfim Amorim, inicialmente foi concebido como moradia familiar, em 1958. Desenvolvido por Amorim mas sob forte influência da obra de Oscar Niemayer, com o uso de concreto, mantendo características regionais.

"A destruição do imóvel representa a urgência de uma efetiva política de Política de Conservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno em Pernambuco, com a qual é possível assegurar a futuras gerações o legado da identidade e da produção da arquitetura produzida em Pernambuco", disse a nota do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco.

Ainda segundo o informativo, apesar de seu valor arquitetônico, o imóvel não foi incluído na relação dos Imóveis Especiais de Preservação (IEP). O que, segundo a entidade, abriu uma lacuna no objetivo primordial da legislação que é de salvaguardar o patrimônio históricos cultural da cidade, incluindo a arquitetura e urbanismo.

Por fim o CAU/PE se colocou à disposição dos órgãos responsáveis pela gestão do patrimônio no Estado para o debate que venha a trazer soluções reais, com vista a efetiva valorização de nossa identidade cultural. "Importante lembrar que a construção da imagem simbólica de um país, cidade, bairro, rua, se dá, sobretudo, por meio de sua arquitetura", finalizou a nota.