A partir do site do Procon Recife, o cidadão será conectado ao www.consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que reúne os Procons Brasil e tem parceria com a Febraban para a solução de conflitos com bancos. A plataforma costuma responder ao consumidor em até 10 dias após a abertura da negociação. O passo a passo está disponível em https://procon.recife.pe.gov.br/mutirao-de-negociacao-bancos.
O Procon Recife auxiliará na negociação dos consumidores, que tiverem dificuldade em acessar a plataforma do Consumidor.Gov.Br, através do e-mail procon@recife.pe.gov.br, das redes sociais @proconrecife ou ainda de forma presencial, com prévio agendamento, através do site www.procon.recife.pe.gov.br.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), 67,1% das famílias brasileiras têm alguma dívida em aberto, seja com o banco, com o cartão de crédito ou com o crediário de alguma loja. "O mutirão de negociação com a Celpe foi um sucesso. Conseguimos acordos com até 80% de desconto em multas e juros e conciliamos mais de 600 consumidores com a concessionária de fornecimento de energia elétrica", explica Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife.
O próximo mutirão online acontece de 28 a 30 de setembro, para conciliar dívidas com a Compesa. As audiências de conciliação permanecem sendo realizadas através do WhatsApp ou outros aplicativos e toda documentação jurídica poderá ser solicitada e enviada através do e-mail: juridicoproconrecife@recife.pe.gov.br.