Instituto de Genética Forense de Pernambuco recebe doações de equipamentos para exames periciais
O Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC) recebeu doações de equipamentos responsáveis para realização de exames periciais. Um manipulador de líquidos automatizado, doado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com capacidade de extrair, simultaneamente, o DNA de até 84 amostras genéticas irá reforçar as investigações de crimes no estado. O equipamento foi doado por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP).
Segundo o Instituto, com a aquisição dos novos equipamentos a capacidade do laboratório será ampliada na execução de exames periciais relacionados à DNA, além de facilitar a análise das amostras biológicas dos presos inseridos na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Para a perita criminal e chefe de Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos, a chegada dos novos equipamentos abrirá uma nova frente investigativa de solução dos casos no estado.
“É uma verdadeira revolução que muda a lógica da investigação. Com esse novo equipamento, vamos conseguir apontar com as perícias de DNA e o banco de dados até mesmo aqueles crimes que não têm suspeito, de forma muito mais rápida e efetiva”, informou.