Vida Urbana

Os desafios dos ciclistas em um trânsito feito para carros


Ativistas fizeram paradas em vários órgãos públicos entre eles a Prefeitura do Recife

Segurança no trânsito e mais respeito dos motoristas são as principais bandeira dos cicloativistas e isso implica em mais ciclovias e ciclofaixas e campanhas de conscientização. “Esse é um dia de luta pelo direito de pedalar com segurança no trânsito sem medo de ser atropelado”, apontou o cicloativista Marcelo Melo, 31 anos.
 
O uso da bicicleta no trânsito reduz a poluição e os engarrafamentos. Mas não é fácil o motorista entender que uma bicicleta no trânsito significa um carro a menos. "Há uma intolerância e até agressividade dos motoristas o que deixa o trânsito bastante hostil para o ciclista”, apontou Gaia Lourenço. 

A bicicleta como modal de transporte e não apenas de lazer é uma força ainda pouco aproveitada, segundo a Ameciclo e parte disso é resultado das políticas públicas e da falta de hábito da população. Um levantamento feito pela Ameciclo e divulgado em 2018 aponta que parte dos deslocamentos feito por carro é para percursos de cerca de 10km. “É um percurso perfeitamente possível de se fazer de bicicleta, mas é preciso que as pessoas tenham segurança e elas ainda não se sentem seguras”, lembrou a coordenadora da Ameciclo.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...