° / °

Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa deve ser entregue neste ano

Por

Nesta segunda-feira (10), data em que o governador Eduardo Campos, morto em um acidente de avião, completaria 55 anos, foi anunciado que o hospital que carrega seu nome entrou em fase final. A obra, que deve ser entregue ainda em 2020, é exclusiva para pessoas idosas e tem capacidade para realizar 30 mil procedimentos por mês. Localizado na Avenida Recife, em Areias, o estabelecimento contou com investimento de R$ 25 milhões de recursos municipais.

“É claro que todos nós preferíamos que Eduardo estivesse aqui conosco presencialmente, mas tudo o que ele viveu, tudo o que ele realizou e o que ele representa ficaram de legado e inspiram, hoje, muitas pessoas a continuarem fazendo o que ele sempre fez: combate à injustiça social e à desigualdade, além de oferecer oportunidade a quem não tem oportunidade. Agora, aqui no Hospital Eduardo Campos, a pessoa idosa vai ter direito a um atendimento de muita qualidade no SUS”, disse o prefeito Geraldo Julio, que visitou o local nesta tarde.

O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa está recebendo equipamentos dos leitos desativados na reorganização da rede de hospitais de campanha da pandemia da covid-19. Ele é o segundo hospital erguido pela atual administração, construído após o Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, localizado no Curado, além dos hospitais de campanha erguidos, em 45 dias, durante a pandemia.

Quando estiver funcionando, o HECPI terá capacidade para realizar, por mês, aproximadamente, oito mil consultas médicas e não médicas (como as de enfermagem e farmacêuticas, por exemplo). Serão 72 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No local ainda serão oferecidas cirurgia geral, vascular e plástica; geriatria, gerontologia, neurologia e outras. Exames de patologia clínica, biópsia/punção, ultrassonografia, ecocardiografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, eletrocardiografia e endoscopia também estão na lista de atendimenetos ofertados.

O HECPI também atuará na formação e aprimoramento de profissionais de saúde, formação de cuidadores e na orientação de familiares e outros acompanhantes. A unidade fará parte de uma rede de cuidados e atenção integral à pessoa idosa, desde a atenção básica à especializada, promovendo a articulação e integração de ações com as demais políticas. Ao todo, são 8 mil m² de área construída, 72 leitos, com 10 UTIs, 13 consultórios e 4 Salas de Cirurgia. Também serão contratados 400 profissionais de saúde, sendo 70 médicos, que serão responsáveis por 8 mil consultas, 700 internações e 500 cirurgias por mês.