Vida Urbana

Reunião discute estratégias para reabertura dos serviços do Hospital das Clínicas

Membros do colegiado ampliado do Hospital das Clínicas da UFPE se reuniram presencialmente na tarde da última terça-feira (16), no Anfiteatro 1, para dar continuidade à construção do plano de reabertura dos serviços considerados não essenciais do hospital universitário que estão suspensos devido à pandemia do novo coronavírus. Assim que todos os fluxos forem definidos estes serão encaminhados às chefias para discussão e ampla divulgação. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Toda a discussão e os eixos centrais estão sendo construídos para que essa reabertura seja feita de maneira gradual e seguindo as orientações de autoridades sanitárias. Temos dialogado com a Secretaria Estadual de Saúde sobre essa retomada”, afirmou o superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos. Uma comissão instituída no HC já está avaliando a capacidade instalada de infraestrutura do hospital para a criação de um fluxo que possa atender as demandas assistenciais, atentando às orientações de vigilância em saúde, aos riscos assistenciais e à segurança dos profissionais.

Durante a reunião, que contou com apresentações da chefe da UTI, Michele Godoy, da coordenadora do Nutes UFPE, Magdala Novaes, e da coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem, Geivianni Andrade, entre outros profissionais, foram mostradas algumas alternativas, elaboradas anteriormente pelos membros do colegiado ampliado do HC.

A ideia é que os serviços sejam retomados por fases, ocorrendo, nesta primeira, a transição entre atendimento de pacientes Covid-19 e não Covid-19. “Estamos atentos às demandas represadas devido à pandemia. Tão logo tenhamos os delineamentos centrais já bem formatados, levaremos para as chefias de Unidades e Serviços para participarem desse processo”, completou Mattos.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...