° / °

Chuvas fazem Ibura e Jordão Baixo saírem do rodízio da Compesa

Por

Foto: Aluísio Moreira/Divulgação
Pirapama hoje trabalha perto da capacidade.
As chuvas registradas na Região Metropolitana do Recife (RMR) permitiram que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) aumentasse a produção de Pirapama. Com o aumento do volume do sistema - que hoje trabalha próximo da capacidade, com 5 mil litros por segundo -, algumas áreas de abastecimento da Zona Sul do Recife foram retiradas do esquema de rodízio. Foi iniciado um novo regime de distribuição para cerca de 35 mil pessoas dos bairros do Jordão Baixo e Ibura, que, agora, contam com água todos os dias.

Sete áreas de abastecimento no bairro do Jordão Baixo, que juntas compõem uma população estimada de 15 mil pessoas, saíram do esquema de 36 horas com água e 60 horas sem para 24 horas com água. Já no Ibura, cerca de 20 mil moradores saíram do rodízio de um dia com água e um dia sem para as mesmas 24 horas com água.

No início de maio, o reservatório Pirapama registrava 46% de volume. Agora, o sistema, que consegue acumular 60 milhões de metros cúbicos, encontra-se com 100% do seu volume total acumulado. Com isso, o Sistema Produtor Pirapama agora opera com 5 mil litros, contabilizando o aumento da vazão em 400 litros por segundo.

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, avalia como uma oportunidade o aumento na produção do sistema neste momento. “O incremento gerou uma contribuição para o abastecimento da RMR neste momento de combate à disseminação da Covid-19. Jordão e Ibura são áreas importantes de abastecimento que estão deixando o rodízio neste momento em que a água é tão necessária para ajudar a reduzir o contágio da doença”, afirma.