° / °

Série de vídeos feita por alunos de Medicina se torna recurso didático no combate ao coronavírus

Por

No cenário de combate à uma pandemia cada um ajuda como pode. Foram criadas redes de solidariedades nas periferias, movimento nas redes sociais como o #FicaEmCasa, aplicativos de monitoramento da doença e diversos outros recursos para esclarecer dúvidas e aliviar a tensão momentânea. Para os alunos do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) de diversos campus no estado, este cenário se tornou estímulo para criação de vídeos a serviço da população.
 
O projeto, intitulado Conhecimento Solidário, orientado pela médica sanitarista Marília Siqueira e produzido pelos alunos do primeiro período do curso, tem como objetivo esclarecer as dúvidas mais frequentes da população e orientar as pessoas nos cuidados que devem ser tomados diariamente na hora de higienizar objetos e as próprias mãos. 
 
“O processo de transmissão do coronavírus acontece nos espaços onde moram, trabalham e circulam as pessoas. Neste primeiro período do curso, os alunos costumam ter aulas de Atenção Primária à Saúde, onde apresentamos o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta cadeira os estudantes conhecem as comunidades e entendem que a saúde é resultado das condições de moradia, lazer, e outros direitos sociais. Como as aulas estão suspensas, pensamos em outras formas de aprender e ajudar a população”, explica Marília.
 
Entre os temas sugeridos para os vídeos estão os cuidados básicos com a alimentação, uso de produtos de limpeza e proteção, saúde animal, meditação, atividades físicas para realizar em casa, além de explicações sobre o que é o coronavírus e o importância da quarentena.
 
“Nesse momento da pandemia do coronavírus, sugerimos a divulgação dos vídeos  principalmente pelos agentes comunitários de saúde, agentes de saúde ambiental e na sala de espera de consultas das unidades de saúde, associação de moradores e outras organizações sociais, por exemplo”, informa a médica.
 
De acordo com o Pró-reitor de Extensão e Cultura, Luiz Alberto Ribeiro, mais de 50 vídeos já estão em edição e serão disponibilizados para a população através das plataformas da universidade.
 
“Os vídeos serão postados diariamente através das redes sociais, mas principalmente pelo nosso canal no Youtube. A edição, produção de conteúdo e criação dos temas são de responsabilidade dos alunos. Nós estamos orientando os estudantes para que o material saia da melhor maneira possível”, esclarece.
 
Luiz Alberto também informou que os vídeos serão utilizados pela Secretaria de Saúde nos hospitais da rede municipal e estadual. 
 
“O material será reproduzido para que pacientes que estejam na enfermaria e recepção dos hospitais possam acompanhar as medidas sanitárias. Além disso, os alunos acompanharão, através das redes sociais, as dúvidas mais frequentes da população e também poderão alterar os conteúdos abordados nos vídeos de acordo com a necessidade de interesse das pessoas”, conclui. 
 
Para o estudante Mateus Francisco, 18 anos, a experiência de poder trazer informações em meio a um grande número de informações falsas disseminadas na internet é de grande importância em meio a uma crise sanitária. 
 
"As pessoas precisam saber como agir pra se prevenir do coronavírus. Mas, para isso, é necessária uma ação viável para a realidade do maior número de pessoas possível. É gratificante saber que, como futuro profissional da saúde, eu pude ajudar a população tão cedo. A temática do vídeo em que participarei é sobre como proteger sua casa do coronavírus e terá a duração entre dois a três minutos", contou Mateus.