{{channel}}
Hospital Maria Lucinda reinaugura enfermaria pediátrica
O Hospital da Família Maria Lucinda reinaugurou, na tarde desta quarta-feira (4) a Enfermaria Pediátrica São Vicente de Paulo. Com o nome do padroeiro das obras de caridade, o projeto, que conta com 25 leitos destinados a pacientes de 0 a 14 anos, só foi realizado com ajuda de doadores, sejam eles grandes empresas ou a sociedade civil.
“Nosso Hospital, que em 2020 completa 91 anos, hoje está conseguindo vencer mais uma etapa, que é a reforma deste local. O que antes era apenas um pavilhão de atendimento, hoje podemos chamar de enfermaria”, explica o presidente do hospital Arnaldo Almeida. “Esse lugar, berço da pediatria do estado, agora está renovado. Aqui oferecemos atendimentos pelo SUS, com o padrão de qualidade mais alto dentro da medicina.”
Com bençãos do padre Marcelo Silva, a nova unidade foi aberta nesta quarta, mas só será utilizada a partir da sexta feira. Completamente climatizado, o novo local conta com lactário, espaço onde acontece o preparo, higienização e distribuição de preparações lácteas e fórmulas infantis; posto de enfermagem e sala de evolução, onde o quadro clínico dos pacientes serão observados.
Durante a cerimônia de reinauguração, foi feito o descerramento da placa que homenageia dona Rita Cândida, mãe do empresário Roberto Borba de Arruda, que ajudou com quase 50% do valor gasto para as reformas. “Não via a necessidade de homenagem, acho que o que fiz aqui foi meu papel de cristão. Os custos aplicados aqui não cobrem todo amor depositado neste lugar”, disse Roberto. “Eu sinceramente acho que não mereço tamanha homenagem”, comentou Rita. “Mas abraçarei com todo amor este lugar tão abençoado e que faz tão bem a quem precisa.”
Iolanda Alves é mãe de Rafael Mendonça, de 9 anos, que precisou usar a pediatria do Maria Lucinda. Ela veio de Correntes, no Agreste Pernambucano, para tratar de uma infecção na cabeça do filho. “Nós receberemos alta amanhã, e felizmente e infelizmente não poderemos usar esta nova unidade. Felizmente porque meu filho está curado, infelizmente porque seria ainda mais confortável o tratamento”, explicou a autônoma e mãe de outros 3 filhos. Mesmo que a criança esteja saindo do Maria Lucinda, a família deixará sua contribuição para a nova enfermaria. “Não tenho nada a reclamar deste hospital, o tratamento foi ótimo, feito com amor. Tanto que fiz a promessa, se Rafael melhorasse, doaria vários brinquedos para a instituição e hoje o fiz.”
Ao mês, o novo espaço está preparado para atender 150 casos. O trabalho feito pelo Hospital da Família Maria Lucinda recebe apoio do SUS, mas endossa o seu papel filantropo e explica a importância das doações para o bom atendimento na unidade. “Nós fazemos campanhas de arrecadação junto a sociedade, que nos ajudam com o mobiliário, pintura e decoração. Coisas que garantem o conforto dos nossos pacientes. Só conseguimos realizar uma obra tão grandiosa graças as colaborações”, explica o superintendente Dr. Luiz Alberto Pereira.
Para quem deseja ajudar o Maria Lucinda, contribuições podem ser feitas a partir do número 2123-4040, ou através da Sociedade de Amigos do Hospital Maria Lucinda (SAHIMA), pelo número 3267-3756. “Eu acompanhei este lugar desde o começo e é muito lindo vê-lo deste jeito. Antes as paredes eram brancas, frias, nada convidativas, agora temos todas essas cores. Ajuda a deixar a enfermaria mais alegre”, disse dona Irene Almeida, presidente da SAHIMA e neta do fundador do Hospital. “É importante que doem para que mais melhorias sejam realizadas.”