Vida Urbana

O frevo é nosso desde 1906


Acontece que uma descoberta recente mexeu com a história. O frevo já havia sido citado pelo menos um ano antes do que a data que hoje marca seu aniversário, na coluna Vida Social, no Diario de Pernambuco. À época, mais precisamente no dia 11 de janeiro de 1906, a capa do mais antigo jornal em circulação na América Latina trazia: “A Troça carnavalesca mirim Tome Farofa realiza hoje, na Rua dos Ossos, às 7 horas da noite, ensaio de cantorias sendo executadas as seguintes marchas: O frêvo, Um nickel para bicala e Adubo da farofa.” Quem tenta trazer esta informação à luz é o pesquisador Roberto Vieira. Mesmo que sua especialidade seja o futebol, com mais de 10 livros publicados, o médico por formação tem o carnaval entre seus temas prediletos. Roberto passou dias no Arquivo Público procurando informações sobre a festa no estado. “É delicado tratar deste assunto porque mexe com a memória de Evandro Rabelo, pesquisador que encontrou no Jornal Pequeno a citação ao frevo e lutou com afinco, por muitos anos, para criar o dia do ritmo. Mas, para quem trabalha com história, uma informação destas não pode ser deixada de lado”, explica Vieira. “É como descobrir que o grito da independência foi dado no dia 6 de novembro.”
 
É bem verdade que o erro já havia sido observado, há 20 anos, pelo pesquisador e jornalista Leonardo Dantas Silva, que também já trabalhou na redação do Diário. Em seu livro Carnaval do Recife, o ex-diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Estado chega a citar a edição de 1906, mas o fato acabou dividindo espaço com as muitas outras informações da publicação.

Roberto Vieira destaca citação em matéria de 114 anos atrás

“Eu não tento modificar o dia de comemoração. Já está fincado na nossa história”, esclarece o pesquisador. “Na verdade, espero que todos tratem o resultado desta pesquisa como mais uma data para frevar. A gente não perde nada, só ganha.” Boa notícia para o povo pernambucano, que não precisa de motivo para fazer a festa.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...