Vida Urbana

Máscara só na fantasia: Secretaria de Saúde divulga ações para o carnaval


“Não há nenhuma recomendação sobre o uso de máscaras, a não ser como fantasia”, brinca o secretário estadual de saúde, André Longo. “Nós não temos nenhum caso concreto sobre o coronavírus, nem mesmo um fluxo de imigrantes chineses expressivo, ano passado recebemos apenas dois. Esta não é uma preocupação para o carnaval. Devemos focar em situações mais preocupantes como a proliferação de influenzas, arboviroses e até mesmo das ISTs.”  

Mesmo que não seja alarmante, a SES-PE garante que as três referências estaduais, Hospital Correia Picanço (HCP), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) terão plantões noturnos para acompanhar casos suspeitos do novo corona vírus. Ao todo, 250 profissionais estarão acompanhando ocorrências da virose e de outras doenças em tempo real durante a folia. 

Os especialistas estarão conectados, por meio de tablets, ao software Ambiente de Monitoramento de Risco (AMBER), que garante a produção de relatórios de saúde em tempo real. Os dados são registrados no Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), que compila informações sobre o número de atendimentos na rede e doenças de notificação compulsória. 

Secretário Estadual de Saúde, André Longo

O público feminino poderá contar com o Serviço de Apoio a Mulher Wilma Lessa, localizado no Hospital Agamenon Magalhães, em Casa Amarela, no caso de violência. Os atendimentos serão realizados 24h nos 7 dias da semana. Eles serão específicos para cada tipo de violência, vítimas de estupro, por exemplo, receberão atendimento psicológico e medicações adequadas para profilaxia às doenças sexualmente transmissíveis. 

Além do Wilma Lessa, as mulheres também poderão contar com o: Pró-Marias/Cisam, Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos/Hospital da Mulher do Recife, Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques, Maternidade Bandeira Filho, Unidade Mista Prof. Barros Lima e Imip, no Recife; Hospital Geral Aristeu Chaves, em Camaragibe; Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru; Hospital Regional Ruy de  Barros Correia, em Arcoverde; Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro; Hospital Prof. Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada; e Hospital Dom Malan, em Petrolina. 

Doenças sexualmente transmissíveis  

Gerente do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais, Camila Dantas

Testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites B e C serão realizadas em Olinda no sábado, em Bezerros no domingo e em Nazaré da Mata na segunda. Pelo menos 100 pessoas serão atendidas em cada local. Elas terão o resultado em 30 min e, caso receba um positivo, já sairão com encaminhamento para o tratamento em uma unidade de referência ou para um novo teste confirmatório.   
 
Doação de sangue 

Com o tema “Folião, seja um doador de sangue, vista esta fantasia”, o Hemope tenta aumentar em 20% as doações para o carnaval. Durante a folia, o Hemocentro Recife, localizado no bairro das Graças, só não funcionará no domingo e as suas portas estarão abertas das 7h15 às 18h30.  

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50 kg. Para os que ainda não atingiram a maioridade será necessária a autorização dos responsáveis, para os que já passaram dos 60 um médico deverá aprovar a doação.   

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...