Diario de Pernambuco
Busca

CORONAVÍRUS

Máscara só na fantasia: Secretaria de Saúde divulga ações para o carnaval

Publicado em: 19/02/2020 12:26 | Atualizado em: 19/02/2020 14:04

 (Foto: Miva Filho/SES-PE)
Foto: Miva Filho/SES-PE
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realizou coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, para alertar sobre as ações para o carnaval. Foram discutidos o aumento de material informativo, a distribuição de camisinhas e lubrificantes e as medidas sobre o coronavírus, doença que não deverá prejudicar os foliões pernambucanos. Neste ano, a Saúde conta com investimento de R$ 1,6 milhão e traz o mote “No carnaval preste atenção: cuide da saúde e brinque com moderação”.  

“Não há nenhuma recomendação sobre o uso de máscaras, a não ser como fantasia”, brinca o secretário estadual de saúde, André Longo. “Nós não temos nenhum caso concreto sobre o coronavírus, nem mesmo um fluxo de imigrantes chineses expressivo, ano passado recebemos apenas dois. Esta não é uma preocupação para o carnaval. Devemos focar em situações mais preocupantes como a proliferação de influenzas, arboviroses e até mesmo das ISTs.”  

Mesmo que não seja alarmante, a SES-PE garante que as três referências estaduais, Hospital Correia Picanço (HCP), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) terão plantões noturnos para acompanhar casos suspeitos do novo corona vírus. Ao todo, 250 profissionais estarão acompanhando ocorrências da virose e de outras doenças em tempo real durante a folia. 

Os especialistas estarão conectados, por meio de tablets, ao software Ambiente de Monitoramento de Risco (AMBER), que garante a produção de relatórios de saúde em tempo real. Os dados são registrados no Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), que compila informações sobre o número de atendimentos na rede e doenças de notificação compulsória. 

Ainda online, a SES-PE estará atenta aos registros em mídias sociais como o Twitter e Facebook. “Muitas vezes os pacientes reclamam das doenças nas redes antes mesmo de procurar o atendimento especializado”, justifica Longo. Ocorrências e eventos suspeitos poderão ser registrados em hospitais da rede SUS como o Agamenon Magalhães, Barão de Lucena e Getúlio Vargas. As 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) também atenderão em esquema de plantão das 9h às 19h. Toda a rede de urgência funcionará 24 horas por dia, ao todo 4,4 mil plantões de profissionais serão realizados.  
 
Secretário Estadual de Saúde, André Longo  (Foto: Miva Filho/SES-PE)
Secretário Estadual de Saúde, André Longo (Foto: Miva Filho/SES-PE)
 
 
A Secretaria também visa reforçar a mobilização social na Folia de Momos, contando com a impressão de 60 mil cartilhas bilíngues e 2 mil cartazes sobre os locais onde se pode encontrar atendimento em saúde. Outros 60 mil folders e 2 mil cartazes trarão “8 dicas para você se proteger do vírus de transmissão respiratória”. De acordo com André Longo, cuidados básicos como lavar frequentemente as mãos e evitar tossir e espirrar sem cobrir o rosto com um lenço ou com a parte interna do braço (ações conhecidas como “etiqueta respiratória”) serão tratados no material, estas medidas afastam não só o coronavírus, mas também o sarampo e outras patologias.  
 
Mulher vítima de violência  

O público feminino poderá contar com o Serviço de Apoio a Mulher Wilma Lessa, localizado no Hospital Agamenon Magalhães, em Casa Amarela, no caso de violência. Os atendimentos serão realizados 24h nos 7 dias da semana. Eles serão específicos para cada tipo de violência, vítimas de estupro, por exemplo, receberão atendimento psicológico e medicações adequadas para profilaxia às doenças sexualmente transmissíveis. 

Além do Wilma Lessa, as mulheres também poderão contar com o: Pró-Marias/Cisam, Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos/Hospital da Mulher do Recife, Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques, Maternidade Bandeira Filho, Unidade Mista Prof. Barros Lima e Imip, no Recife; Hospital Geral Aristeu Chaves, em Camaragibe; Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru; Hospital Regional Ruy de  Barros Correia, em Arcoverde; Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro; Hospital Prof. Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada; e Hospital Dom Malan, em Petrolina. 

Doenças sexualmente transmissíveis  

Entre janeiro e fevereiro deste ano, mais de 6 milhões de preservativos foram distribuídos pela rede de saúde, no carnaval este número só tende a aumentar. Só no Galo da Madrugada, que acontecerá no dia 22, pelo menos 500 mil camisinhas e 60 mil saches de gel serão oferecidas a população. “A melhor opção para evitar doenças é o uso do preservativo. Mas, se houver alguma falha, também oferecemos tratamentos de profilaxia pré-exposição, que protege contra o HIV”, afirma Camila Dantas gerente do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais.  
 
Gerente do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais, Camila Dantas (Foto: Miva Filho/SES-PE)
Gerente do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais, Camila Dantas (Foto: Miva Filho/SES-PE)


Testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites B e C serão realizadas em Olinda no sábado, em Bezerros no domingo e em Nazaré da Mata na segunda. Pelo menos 100 pessoas serão atendidas em cada local. Elas terão o resultado em 30 min e, caso receba um positivo, já sairão com encaminhamento para o tratamento em uma unidade de referência ou para um novo teste confirmatório.   
 
Doação de sangue 

Com o tema “Folião, seja um doador de sangue, vista esta fantasia”, o Hemope tenta aumentar em 20% as doações para o carnaval. Durante a folia, o Hemocentro Recife, localizado no bairro das Graças, só não funcionará no domingo e as suas portas estarão abertas das 7h15 às 18h30.  

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50 kg. Para os que ainda não atingiram a maioridade será necessária a autorização dos responsáveis, para os que já passaram dos 60 um médico deverá aprovar a doação.   
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL