° / °

Todos os assentos de ônibus da RMR passam a ser prioritários

Por

Foto: Hesíodo Goes/Arquivo DP.
Medida vale a partir desta terça-feira (11), conforme publicado no Diário Oficial do Estado.
A partir desta terça-feira (11), absolutamente todos os assentos dos ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) passam a ser considerados preferenciais para idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e pessoas com crianças de colo. A medida foi anunciada por meio da resolução nº 001/2020, no Diário Oficial do Estado. 

O texto, assinado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, que também preside o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), surge um dia depois de ser anunciado um pacote de ações para atrair novamente passageiros ao sistema de transporte público.

Até então, a legislação vigente previa a reserva de 10% dos assentos de cada ônibus, com cadeiras exclusivas antes da catraca e, quando esse espaço lotava, a pessoa que integra um dos grupos prioritários precisava contar com a boa vontade do motorista em abrir a porta traseira e apresentar a carteira de identidade na câmera de vigilância. 

No caso dos idosos, com o novo cartão do VEM, ele não precisa mais entrar na traseira. Basta apresentar o bilhete, rodar a catraca e sentar em qualquer lugar. “Para nós, é importante para saber a demanda real do sistema. Temos uma estimativa de que 10% dos usuários são da terceira idade, mas não é uma pesquisa real. Vamos agora ter números corretos para poder atender as demandas desse público”, aponta o diretor de planejamento do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), Maurício Pina.

Questionado se a questão dos assentos não poderia gerar um conflito entre usuários pagantes e preferenciais gratuitos, Maurício disse que é algo que vem da educação de cada um. “É uma questão de civilidade dar o lugar a quem é preferencial. Por isso, será feito um trabalho de conscientização”, conta. O GRCT terá 30 dias úteis para implantar avisos nos veículos e fiscalizar o cumprimento da orientação.

A reportagem também procurou o sindicato que representa as empresas de ônibus da RMR, a Urbana-PE. Em nota, a instituição elogiou a iniciativa: "A Urbana-PE considera interessante a ampliação dos assentos prioritários por estimular o respeito e a prática de atitudes cidadãs no transporte público. São medidas que contribuem para a humanização do ambiente de transporte e reforçam o papel da cidadania no processo de melhoria do serviço. A decisão é amparada pelos esforços para ampliação da bilhetagem eletrônica e a criação de cartões VEM, que atendem passageiros que têm direito aos assentos prioritários, como idosos e pessoas com deficiências".

Investimentos
Nessa segunda-feira (10), após reunião do CSTM, foi anunciado um plano de ação para trazer de volta os passageiros para o transporte público. Entre 2011 e 2019, o número de usuários pagantes do serviço caiu de 447 milhões para 294 milhões - recuo de 34,2%. A estratégia aposta em três eixos: acesso ao serviço, segurança e conforto e tempo de deslocamento.

O governo de Pernambuco deverá injetar R$ 20 milhões para reforma de estruturas físicas e compra de equipamentos. Em abril, serão recuperados seis terminais de ônibus - TIP, Abreu e Lima, CDU, Tancredo Neves, Aeroporto e Cajueiro Seco -, que passarão a funcionar no esquema de integração temporal.