° / °

Prefeitura diz que problema da Avenida Hildebrando de Vasconcelos, em Dois Unidos, está perto do fim

Por

Foto: Peu Ricardo/DP
Av. Hildebrando de Vasconcelos, Dois Unidos.

A Avenida Hildebrando de Vasconcelos, em Dois Unidos, é uma das principais vias da Zona Norte do Recife. Por ela passam as linhas de ônibus Alto do Capitão - Maracanã, Dois Unidos, Dois Unidos  - Derby, Dois Unidos - Afogados, além dos transportes complementares. Sem manutenção, a pista apresenta vários buracos. Moradores relatam que o problema tem causado uma série de acidentes no local e provocado diversas doenças. Logo no cruzamento com a Rua Uriel de Holanda já é possível observar a precariedade da pista. Uma cortina de poeira se forma a cada vez que um automóvel passa no local. Quando chove o problema intensifica e a água chega a entrar na casa das pessoas. Ela está dentro do pacote de pavimentação, orçado em R$ 30 milhões, que a prefeitura anunciou nesta terça-feira (04). 

A dona de casa Dacilene Ferreira Paris, 53, disse que está com a mãe Edleide Ferreira Paris, 84, e o marido Cláudio Rodrigues de Lima, 73, doentes. “É um problema que se estende desde 2018. Uma situação terrível. A população toda está sofrendo. Não estamos nem falando da obra pois sabemos que ela é necessária, mas precisam ver algo que solucione isso. A gente não pode nem protestar. Se for queimar pneu nesta rua todo mundo morre. Essa semana deu pouco menos de trinta minutos de chuva e a água chegou a entrar em casa. Imagine quando der aqueles temporais do inverno?”. 



“Muita gente passa por aqui todos os dias. De manhã fica um congestionamento imenso, pois como os carros precisam frear, acabam deixando o trânsito lento. É uma calamidade. E quando chove o problema piora. Enquanto não consertarem essa pista estaremos neste inferno”, relata o aposentado Antônio Marcos da Silva, 62, conta que já viu vários carros quebrarem na pista.

O problema também é grave para a dona de casa Miriam Barbosa da Silva, 49. Ela contou que há menos de seis meses presenciou um acidente com um micro-ônibus. “Foi um susto imenso. Ele tentou desviar de um buraco e acabou perdendo o controle. Graças a Deus não aconteceu algo pior mas precisam ajeitar isso aqui. É uma poeira pesada que entra na casa da gente. A parede daqui de casa mesmo, pintei há quase dois meses e já está preta. Imagine o problema que isso dá. Só fazer a pista não vale, tem que ajeitar o que está por baixo dela. Quando chove, a água entra em casa e tudo”. 



A estudante Ellen Amanda de Lima Silva, 16, falou que quando chove os pedestres precisam passar no meio da pista. “É muito difícil. A gente precisa se arriscar para passar. Meu irmão, por exemplo, teve asma e com essa poluição a gente é obrigado a conviver com as portas fechadas, relata. 

E a situação tem prejudicado até os comerciantes na localidade. O microempreendedor Carlos Antônio Vieira de Araújo, 60, disse que o problema vem desde o início de 2018. “A gente vem sofrendo bastante. Isso é todos os dias. Em qualquer lugar que passo a mão aqui em casa tem poeira. E olhe que eu limpo sempre. A gente só vê as máquinas passando e nada de concluir. O trânsito é horrível. Quase todos os moradores usam essa avenida e ela está desse jeito”. 

A Av. Hildebrando, na Região Política Administrativa 2, está entre as 50 vias do Recife contempladas pelo projeto de pavimentação anunciado na manhã desta terça-feira (04), pelo prefeito Geraldo Júlio (PSB). O investimento de mais de R$ 30 milhões irá beneficiar as ruas que atendam o maior número de pessoas, principalmente aquelas dos corredores de ônibus. Os seguintes critérios técnicos foram analisados na escolha delas: grau de degradação, necessidade,  corredores de transporte coletivo e acesso à equipamentos públicos. A previsão previsão de conclusão até o mês de junho deste ano. 



“Nós queremos é que com esses recursos que estão sendo investidos a gente possa alcançar o maior número de beneficiados”, disse Geraldo. O gestor falou sobre a crise econômica e comparou a capital pernambucana à cidade do Rio de Janeiro. “O Rio de Janeiro é a segunda cidade mais rica do país e não está conseguindo se quer pagar a folha dos servidores. O nosso objetivo é prestar um serviço de qualidade gastando menos e estamos fazendo isso na gestão de pavimento para alcançar melhores resultados.Isso também é uma preparação para o período de inverno que a nossa cidade vai passar nos próximos meses”, disse.  

A presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana  (EMLURB), Marília Dantas, informou que o órgão vem realizando uma série de ações para que as intervenções aconteçam com base nos parâmetros técnicos. “Hoje a gente tem um maior controle do material asfáltico da cidade. Tudo que é utilizado na pavimentação passa por um controle tecnológico com a intenção de dar uma maior vida útil ao pavimento. Há um planejamento e um monitoramento semanal, assim como revisão de contratos”, explicou. 
 
 
Confira as vias que receberão recapeamento:

RPA 01 – Avenida Jayme da Fonte Rua do Príncipe, em Santo Amaro; Rua do Imperador, Santo Antônio; Rua Morães de Inhamã Santo Amaro; Ponte Maurício de Nassau, Santo Antônio; Avenida Beira Rio, Ilha de Joana Bezerra; Avenida Norte, Santo Amaro; e Avenida Prefeito Artur de Lima Cavalcanti, Santo Amaro. 

RPA 02 – Avenida Beberibe, Água Fria; Avenida Cidade Monteiro, Cajueiro; Rua Uriel de Holanda, Dois Unidos; Avenida Hildebrando de Vasconcelos, Dois Unidos; Rua Córrego Central, Linha do Tiro, Rua Arão Botler,  Cajueiro, Rua Alberto Wanderley, Cajueiro,  rua João Liberato

RPA 03 – Avenida Vereador Otacílio de Azevedo, Brejo da Guabiraba; Rua Dois Irmãos, Dois Irmãos;  rua Coronel Pilar, Passarinho; rua Pereira Barreto, Passarinho;  rua Paula Batista, Casa Amarela; Rua das Graças, Graças; Rua das Pernambucanas, Graças; Rua Guilherme Pinto, Derby; Rua Luiz Césario de Melo, Vasco da Gama; Avenida Agamenon Magalhães, Derby; Rua Antenor Navarro, Graças; e Rua Uriel Sérgio Gardim, Tamarineira; Rua Assis Chateubriand, Guabiraba; rua General Abreu e Lima, Passarinho; rua Salvador de Sá,  Rosarinho, rua Antenor Navarro

RPA 04 – Avenida Caxangá (1º trecho: do túnel da Abolição até a Rua José Osório), Caxangá; e Avenida Caxangá (2º trecho: da Rua Paul Harris até o TI), Caxangá.

RPA 05 – Rua Bezerra da Palma, Afogados; Avenida São Paulo, Jardim São Paulo; Rua São Miguel, Afogados; e Avenida General San Martin.

RPA 06 – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, Imbiribeira; Rua Jean Emile Favre, Ipsep; rua Soldado Sinésio de Aragão, Imbiribeira; Avenida Engenheiro Alves de Souza, Imbiribeira; e Avenida Domingos, Boa Viagem.