Vida Urbana

Blocos de pau e corda fazem acerto de marcha no Pátio de São Pedro

Cinco blocos de pau e corda, além da Orquestra Evocações, desfilaram no Centro do Recife.

“O carnaval do recife é muito diversificado e uma das expressões mais tradicionais são os blocos líricos, também chamados de blocos de pau e corda, justamente por ter uma orquestra de pau e corda tocando. E junto com o coral e o flabelo é o que representam os blocos líricos. Todas as músicas são letradas e contam a história do carnaval, dos próprios blocos. É uma tradição importante para a cidade, que é passada de pai para filho. Aqui é um grande ensaio aberto”, disse o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha. 

Até o carnaval, serão realizados mais quatro acertos de marcha.

Outros blocos de pau e corda também se fizeram presentes para prestigiar a festa. Foi o caso do Bloco Lírico O Bonde. “Nós estamos para prestigiar esse encontro de flabelos. Nós comparecemos todos os anos, há 27 anos. Esse bloco surgiu numa brincadeira entre familiares e agora passando de pai para filho. Hoje o presidente é Cid Cavalcanti, filho do fundador”, contou a flabelista oficial do Bonde, Fabiana Gomes, 38 anos. O acerto de marchas entre os blocos líricos acontece há seis anos no Pátio de São Pedro. 

Na sexta-feira (24), desfilam seu lirismo no Pátio de São Pedro mais cinco blocos: Bloco Carnavalesco Esperança de Campo Grande, Bloco Lírico Flabelo Encantado, Bloco Seresteiro de Salgadinho, Bloco Lírico Damas e Valetes e Trupe Lírico Musical Um Bloco em Poesia. No dia 30, outro destaque da programação de acertos será o retorno do Batutas de São José, que retoma suas atividades nos festejos carnavalescos, depois de dois anos afastado dos ensaios, desfiles e concursos.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...