° / °

Mais de 60 toneladas de lixo foram tiradas das praias do Recife

Por

Foto: Diogo Cavalcante/DP.
Equipes de limpeza trabalham na praia desde as 4h30 deste 1º de janeiro.
Depois da festa de réveillon, o momento é de tirar a sujeira deixada pelo público no litoral do Recife. Desde as 4h30 desta quarta-feira (1º), equipes terceirizadas de limpeza, contratadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana da capital (Emlurb) vasculham, juntam e coletam lixo da praia. Até às 15h, o órgão municipal estimava mais de 62 toneladas removidas da areia e do calçadão.

Um efetivo de 470 homens trabalham na limpeza. "Na faixa de areia, a gente tem a maior dificuldade, por causa do serviço, mobilidade, peso do lixo para transportar. É mais difícil que no calçadão ou na avenida”, explica o gerente geral de fiscalização de limpeza da Emlurb, Avelino Pontes, um dos responsáveis por acompanhar os trabalhos. 

A equipe está dividida em cinco grupos, desde a praia do Buraco da Velha, em Brasília Teimosa, até o limite do Recife com Jaboatão dos Guararapes, perto da Avenida Armindo Moura. “Da Pracinha de Boa Viagem até o limite com Jaboatão, há um efetivo menor, porque suja menos. Já nos trechos com palcos, empregamos efetivos maiores. Mas há gente em toda a orla”, discorre.

Pela manhã, os funcionários terceirizados utilizam um equipamento chamado de leque - espécie de arado/ciscador de ferro - para arrancar grande parte do lixo. O conteúdo é posto em uma caçamba, levado para os caminhões - seis ao todo - e encaminhado para o CTR Candeias, na Muribeca, Jaboatão. “Além desses resíduos na areia e nas ruas, tem o material das lixeiras. E também estamos lavando o calçadão em alguns locais, com ajuda de um caminhão-pipa, pelo mau cheiro do xixi”, pontua o gerente geral.

A operação irá durar o dia inteiro. “Depois do pessoal da virada, vem tem um novo público na praia, que são as pessoas que vão tomar o primeiro banho de 2020, pessoas que vem tirar férias, turistas”, finaliza Avelino. À noite, fechando os trabalhos, será passada máquina na areia.